Cultura

Casa do Infante convida a "Participação, Já!"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Inaugurou no Gabinete do Tempo da Casa do Infante, no sábado passado, a exposição "Participação, Já!". Integrada no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril do Museu e Bibliotecas do Porto, a exposição inédita apresenta, pela primeira vez, a coleção de documentos da Secção de Política da Biblioteca Pública Municipal do Porto.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acompanhado pelos curadores Jorge Sobrado e Rita Roque, percorreu a seleção de documentos políticos e publicações efémeras, do período entre 1974 e 1977, que oferece um testemunho documental do corpo participativo, cívico e político que moldou a experiência da democracia e da liberdade de expressão em Portugal, em temas tão contemporâneos como a habitação, a saúde, a educação e o rendimento.

Das 121 publicações apresentadas, destacam-se revistas de movimentos e partidos políticos, boletins informativos e de propaganda de sindicatos e associações de trabalhadores ou moradores, cadernos programáticos de políticas públicas, panfletos, folhas volantes e outros impressos políticos. A exposição integra ainda uma paisagem sonora inédita, da autoria do compositor Igor C. Silva, uma peça em vídeo, criada pela cineasta Amarante Abramovici, a partir dos filmes de época do arquivo de José Alves de Sousa, e textos de José Bragança de Miranda, Manuel Loff, Helder Pacheco, Joana Baptista Costa e Gaspar Martins Pereira.

Os curadores sublinham que, para além da dimensão histórica dos documentos, "persiste uma força humana absoluta nestes objetos, nos seus diferentes formatos, composições, tipografias e precários modos de impressão".

A exposição "Participação, Já!" ficará patente no Gabinete do Tempo da Casa do Infante até 1 de setembro de 2024 e tem entrada gratuita.