Sociedade

Casa de São Roque promove visitas guiadas a camélias centenárias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_casa_de_sao_roque_29.jpg

Miguel Nogueira

A flor mais icónica e acarinhada pela cidade pode ser admirada nos jardins da Casa de São Roque. A iniciativa, marcada para 23 de janeiro, inclui visitas guiadas, acompanhadas de provas de vinhos do Porto, às camélias centenárias que existem nos jardins.

Ainda que o Parque de São Roque esteja, atualmente, fechado para obras de beneficiação e ampliação, a reabertura do Palacete Ramos Pinto, como polo cultural dedicado à arte contemporânea e com a designação Casa São Roque, permitiu trazer nova vida aquela zona oriental da cidade.

Ali existem mais de 200 camélias, plantadas entre os finais do século XIX e inícios do século XX, destacando-se alguns exemplares de Camellia japonica “Viscondessa da Silva Monteiro”, “Hagoromo”, “Augusto Leal de Gouveia Pinto”, “Marmorata”, “Duchesse de Nassau” ou “Castilho, o Poeta”, e o cultivar de Camellia reticulata “Captain Rawes”.

Através de visitas guiadas, a Casa São Roque dá a conhecer um dos símbolos mais caraterísticos da cidade. Assim, no dia 23, às 16,30 horas, haverá uma visita guiada, pelo professor Armando Oliveira, e que inclui prova de alguns vinhos do Porto, também comentados por Cristiano Van Zeller, que dará a conhecer as maravilhas destes néctares.

Os bilhetes estão disponíveis online.