Sociedade

Casa Comum da Reitoria da U.P acolhe a "Galeria X"

  • Notícia

    Notícia

#EGIDIO_SANTOS_ana_aragao.jpg

Egídio Santos

A Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto acolhe, de 15 de janeiro a 5 de abril, a exposição "Galeria X", da autoria da arquiteta e ilustradora Ana Aragão. A entrada é gratuita.

A arquiteta e antiga estudante da FAUP desenvolve um trabalho artístico como ilustradora, o que a levou a encetar uma viagem ao seu imaginário artístico e que está plasmada na proposta desta mostra que convida o visitante a refletir sobre a ideia de coleção através de uma sucessão de três galerias distintas.

A visita inicia com a Galeria Possível, que apresenta obras que conectam "alguns dos mais importantes e irrecuperáveis momentos" de mudança na vida da arquiteta. Depois, tem lugar a Galeria em Construção, que inclui documentos pessoais da autora, nomeadamente cadernos retirados das suas gavetas e que "revelam períodos de empolgada hesitação, algumas ideias esquecidas e epifanias adiadas".

Por último, chega-se à Galeria Ideal, composta pelos grandes mestres e através da qual se questiona "a relação genealógica e operativa das arquiteturas de papel". Ana Aragão convida o visitante a "mentalmente, interagir com o espaço ilustrado e virtual, através de um subentendido jogo de descoberta com mais de 50 entradas", tendo por base a reinterpretação de uma das galerias de Giovanni Paolo Pannini.

A exposição Galeria X pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados, das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.

Mais informações através do e-mail cultura@reit.up.pt