Cultura

Casa cheia para ouvir o aniversariante Germano Silva na apresentação do novo livro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett foi o palco da sessão de apresentação de “Porto: As Histórias que Faltavam”, na quarta-feira, dia em que Germano Silva completou 90 anos.

Nove décadas compreendem muitas histórias, e Germano Silva decidiu deixar mais algumas registadas em livro: “Porto: As Histórias que Faltavam”, editado pela Porto Editora, é o mais recente título da autoria do jornalista e divulgador de memórias portuenses. A obra foi apresentada na tarde de ontem, dia do 90.º aniversário de Germano Silva, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

A plateia esteve repleta para escutar a conversa que Germano Silva protagonizou com Pedro Olavo Simões, diretor da revista Jornal de Notícias – História, numa sessão que incluiu uma participação especial do Rancho Folclórico do Porto.

Em “Porto: As Histórias que Faltavam”, Germano Silva agrupa algumas das crónicas com que brinda os leitores do Jornal de Notícias há mais de 30 anos. Para além destas “pequenas histórias da grande História do Porto”, o autor incluiu no volume um trabalho inédito em que evoca o ambiente da cidade em 1931, ano do seu nascimento.

Colecionador e bibliófilo, Germano Silva reuniu um conjunto de documentos, ao longo do seu percurso de dedicação à história e à cidade, que reflete a vida do Porto e das suas gentes. A partir desse acervo, recentemente doado à Câmara do Porto para integração no Arquivo Histórico Municipal, foi concebida uma exposição que abrirá no dia 28 de outubro no Museu da Cidade – Casa do Infante. A mostra estará patente até 16 de janeiro de 2022.