Cultura

Casa cheia na Igreja da Lapa para o concerto de aniversário de D. Pedro IV

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Igreja da Lapa recebeu, na noite de quarta-feira, o “Concerto Comemorativo do Aniversário de D. Pedro IV”, que assinalou o dia de nascimento do monarca, em 1798.

Com a plateia preenchida, foram interpretadas obras de Marcos Portugal (Sonata para órgão em Ré Maior) e do próprio D. Pedro IV.

Do repertório do rei foram escutadas as obras Marcha imperial; Abertura para a independência do Brasil (1820); Antífona “Sub tuum praesidium”; Credo in unum Deum (1829) – I. Credo (coro), II. Et incarnatus (soprano), III. Crucifixus (coro, baixo), IV. Et resurrexit (coro, soprano, tenor), V. Sanctus (coro, tenor), VI. Benedictus (baixo, coro), VII. Agnus Dei (coro) – e ainda Hino da Independência do Brasil (1822).

A interpretação das peças musicais esteve a cargo do Coro Polifónico da Lapa e da Orquestra Clássica D. Pedro IV, sob direção de Filipe Veríssimo, com a soprano Ana Sacramento, o tenor Alberto Vilas Boas, e o baixo Rui Silva.

O coração de D. Pedro IV viajou em agosto para o Brasil, no quadro das comemorações do bicentenário da independência daquele país. Exposta de forma inédita antes e depois da viagem transatlântica, a relíquia do monarca atraiu milhares de visitantes. No dia 11 de setembro voltou ao seu lugar de sempre, o mausoléu da Igreja da Lapa, sob um rigoroso cerimonial.

A programação das comemorações dos 200 anos da independência do Brasil vão prosseguir no Porto: no dia 10 de novembro, às 17h30, no átrio dos Paços do Concelho, terá lugar a reedição do discurso de António Cândido sobre o 4.º centenário do descobrimento do Brasil, numa organização da Câmara Municipal do Porto e do Centro de Estudos Amarantinos.

Entre 1 de dezembro e 31 de março de 2023, no MMIPO – Museu da Misericórdia do Porto, estará patente a exposição “Pedro, a independência do Brasil e o Porto”, promovida pela Câmara Municipal do Porto e pelo MMIPO – Museu da Misericórdia do Porto.