Sociedade

Cartão Porto. já está disponível para abrir caminhos por toda a cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_cartao_porto_01.jpg

Miguel Nogueira

A partir de abril, descontos mil. Pode não ser um ditado muito popular no resto do país, mas vai passar a sê-lo no Porto. Isto porque o cartão Porto., que oferece uma série de serviços e descontos aos munícipes, está, desde hoje, nas ruas. E nos museus, nas piscinas, nos teatros, no Funicular dos Guindais. Por toda a cidade. É gratuito, basta pedi-lo e…começar a passar cartão em todo o lado.

Viver no Porto tem todas as vantagens e mais uma. A partir de hoje, todos os munícipes com domicílio fiscal na cidade, assim como os estudantes com quarto ou casa arrendada, podem colocar na carteira não apenas um cartão físico, como uma experiência digital que pretende agregar serviços e benefícios de diversas áreas.

Querendo ser uma cidade para que, quem lá mora, dela usufrua ao máximo, o cartão Porto. inclui:

- acesso gratuito a todos os espaços do Museu da Cidade;
- bilhetes a metade do preço para os espetáculos do Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre);
- redução de 50% no acesso às instalações das piscinas municipais;
- utilização gratuita do Funicular dos Guindais;
- desconto de 50% em todas as atividades organizadas pelos serviços culturais do município;
- desconto entre 10 e 20% em produtos e publicações culturais da Câmara do Porto;
- visita gratuita aos Paços do Concelho (mediante marcação prévia);
- desconto de 50% no aparcamento de bicicletas no Parque da Cidade;
- acesso prioritário aos créditos de inscrição em atividade, workshops e oficinas dos serviços de educação ambiental da Câmara do Porto;
- redução para metade do preço de entrada no Pavilhão da Água.

A estas vantagens junta-se a disponibilização, se solicitada, de um serviço informativo personalizado. “Com esta funcionalidade ativa, em tempo real e num formato simples e rápido, são enviadas SMS’s com a informação mais relevante do Município do Porto para cada munícipe em concreto, tendo em conta a sua área geográfica de residência”, explica o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, frisando que podem incluir-se avisos meteorológicos e informações relativas a cortes de rua, condicionamento de trânsito ou outras ações da Proteção Civil Municipal.

Aquando da apresentação do cartão, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, sublinhou que este não é um modelo fechado e que, nesta primeira fase, o cartão é lançado como um “embrião de benefícios”, que poderão ser alargados mediante sugestões da própria população.

Para obter um cartão Porto., basta ir à plataforma cartao.porto.pt, preencher o formulário de adesão e carregar os documentos necessários. A adesão, que é inteiramente gratuita, também pode ser feita presencialmente no Gabinete do Munícipe, nas bibliotecas municipais do Porto, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli e nas piscinas municipais.

Para breve, está o desenvolvimento de uma aplicação móvel. Já em junho, o cartão Porto. também passa a agregar o cartão andante 13.18., mas para isso será necessária a ativação do serviço na plataforma ou no Gabinete do Munícipe.