Sociedade

Carros elétricos históricos desfilam numa viagem no tempo pela marginal do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_eletrico_06.JPG

Filipa Brito

Pelos carris da marginal do Porto vai ser possível, neste domingo, embarcar numa viagem no tempo: recuando século e meio, o desfile de carros elétricos históricos vai trazer para as ruas 14 viaturas históricas que fazem parte do acervo do Museu do Carro Eléctrico, com destaque para um carro “americano”, totalmente restaurado, que recriará a viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público, ocorrida há 150 anos.

Será percorrido o trajeto da viagem de inauguração do carro “americano” – viatura de transporte público puxado por uma ou mais parelhas de mulas ou cavalos que circulava sobre carris, característica que a tornou verdadeiramente revolucionário nos finais do século XIX – e que aconteceu exatamente há 150 anos, a 15 de maio de 1872, ligando a cidade do Porto a Matosinhos e Leça da Palmeira.

“Verificou-se hontem a inauguração do caminho de ferro americano do Porto a Mathosinhos. Este acto revestiu-se das jubilosas demonstrações de que era digna a iniciação de um melhoramento a que ninguém póde contestar as vantagens e que se torna de maior mérito por ser devido inteiramente á iniciativa particular. Ás 11 horas e meia da manhã, entre o estrondear festivo dos foguetes e os sons alegres da musica, partiram os carros em numero de 5”, podia ler-se na edição de 16 de maio de 1872 d’O Comércio do Porto (respeitou-se a grafia original).

A notícia acrescentava que “o ponto de partida foi a alfandega nova e não a rua dos Inglezes [atual Rua do Infante D. Henrique], como estava destinado, por não se julgarem sufficientemente consolidadas as obras de terraplenagem entre aqueles dous pontos”.

Passados 150 anos, eis a oportunidade de viajar no tempo sobre carris: os bilhetes do desfile têm o preço de 8 euros para adultos e de 5 euros para crianças entre os 5 e os 12 anos, podendo ser adquiridos no Museu do Carro Eléctrico – que terá entrada gratuita na tarde deste domingo – ou nos elétricos que integram o desfile, junto do guarda-freio. O cortejo vai partir do Infante e irá até ao Passeio Alegre, contando com animação (consulte o programa completo aqui).

Esta iniciativa marca o início das celebrações dos 150 anos de exploração do transporte coletivo nas cidades do Porto e de Matosinhos pela empresa Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos, que mais tarde deu origem à Sociedade de Transportes Colectivos do Porto.

Após um período de paragem forçada devido à pandemia, os carros elétricos retomaram a circulação em abril de 2021, reencontrando os passageiros assíduos e os visitantes que vivem a experiência pela primeira vez.