Sociedade

Capela de Nossa Senhora das Verdades recebeu 5 500 visitantes em dois meses

  • Notícia

    Notícia

A Capela de Nossa Senhora das Verdades, que a Câmara do Porto decidiu reabilitar, abriu ao público há exatamente dois meses e tem-se revelado muito importante para turistas e, sobretudo, para os peregrinos a caminho de Santiago de Compostela. 

No total, foram registados 5 500 visitantes neste período desde a reabertura do antigo templo do século XVII, que tinha sido já dessacralizado. Foi agora restaurado para se assumir como um Centro de Acolhimento aos Peregrinos, que o presidente da Câmara, Rui Moreira, visitou para avaliar do seu funcionamento.

A reabilitação do edifício foi assumida pela autarquia no âmbito de uma candidatura conjunta de 10 municípios ao NORTE2020 com o projeto intitulado "Valorização dos Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa", cuja execução está em curso.

Além das ações comuns aos vários municípios (sinalética de rua, website, guia, etc.) a candidatura prevê especificamente, por parte da Câmara do Porto, a recuperação e restauro da capela situada na Rua de D. Hugo e a abertura ao público do Centro de Acolhimento a Peregrinos do Caminho de Santiago, na própria capela, com o objetivo de providenciar aos peregrinos toda a informação disponível sobre o Caminho de Santiago, sobretudo dentro da cidade do Porto.

O atendimento a providenciar na Capela de Nossa Senhora das Verdades é também apoiado pela informação disponibilizada no website já criado ao abrigo desta candidatura (www.caminhoportuguesdacosta.pt), por placas informativas a colocar no interior da capela e por folhetos e guias também previstos na candidatura.

Fundamental para apoiar o acolhimento ao peregrino é também a proximidade da Sé Catedral, onde é distribuída a credencial oficial, bem como da Casa-Museu Guerra Junqueiro, a partir de onde será controlado o sistema de vigilância instalado na capela.

A Capela de Nossa Senhora das Verdades - Centro de Acolhimento a Peregrinos do Caminho de Santiago está aberta à visita gratuita do público entre as 10 e as 17,30 horas, de terça-feira a domingo, fechando à segunda-feira (em linha com os horários dos museus).