Inovação

Candidaturas até 31 de agosto para quem quiser ajudar a construir o ecossistema de inovação e tecnologia do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_founders_founders_02.jpg

Filipa Brito

Até 31 de agosto, a Convocatória Aberta 2022 está a aceitar candidaturas submetidas por entidades e organizações coletivas, nacionais ou estrangeiras, de promoção de atividades que estimulem o ecossistema de inovação do Porto.

A Convocatória Aberta realiza-se desde 2017 e até à presente edição contou com mais de 10 mil participantes em 36 atividades apoiadas pela iniciativa.

Com base no número de propostas que todos os anos são recebidas e que não são selecionadas, apesar da sua qualidade e pertinência, nesta nova edição foi decidido um reforço de orçamento, que ascendeu para um total de 100 mil euros, podendo cada atividade selecionada usufruir de um apoio até 10 mil.

Em termos de áreas de ação, as atividades candidatas à edição de 2022 deverão relacionar-se com:

  • estudos, mapeamentos e avaliações do ecossistema de Inovação e Tecnologia;
  • partilha de conhecimento, capacitação e formação profissional, bem como de capacitação dos cidadãos para as novas tecnologias e Transição Digital;
  • promoção e dinamização de comunidades tecnológicas e de promoção da ciência e conhecimento;
  • valorização da Inovação e Tecnologia junto de empresas de base tecnológica, nomeadamente através do apoio à ideação e experimentação, bem como ao desenvolvimento de soluções e serviços inovadores.

O júri que avaliará a pertinência e cabimento das candidaturas submetidas em 2022 é composto por Rafael Pedroso (Instituto Politécnico do Porto), Lurdes Gramaxo (Associação Portuguesa de Business Angels), Maria Oliveira (UPTEC), Paulo Calçada (Porto Digital), Rui Monteiro (Câmara Municipal do Porto), Filipe Castro (Porto Business School) e André Fernandes (U.Porto Inovação).

A iniciativa, promovida pelo Município do Porto, enquadra-se na estratégia para a inovação e transição digital e é coordenada pela Porto Digital através da plataforma para a inovação Porto Innovation Hub. Conta, nesta nova edição, com o apoio da UPTEC – Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto.

Historial de sucesso

Quem melhor poderá falar do impulso dado pela Convocatória Aberta são aqueles que, no passado, usufruíram do apoio e “arregaçaram mangas” para transformar positivamente a cidade. É o caso do projeto Portuguese Women in Tech (PWIT) cujas candidaturas – submetidas sempre com novas atividades, em todas as edições já realizadas da iniciativa, de 2017 a 2021 – foram selecionadas pelos diferentes júris. Considerando “essencial” a existência da Convocatória Aberta para as comunidades locais de tecnologia, Liliana Castro, da comunidade PWIT, não tem dúvidas: “Sem este apoio não teríamos tido capacidade de lançar as novas iniciativas, uma vez que não teríamos como gerir os custos.”

Rui Santos Couto, da comunidade Founders Founders, que já viu três das suas atividades serem selecionadas no âmbito do programa, destaca o estímulo que este tem despoletado para “a criação de projetos de grande impacto no ecossistema que, de outra forma, provavelmente nunca teriam acontecido.”

Com uma atividade selecionada na edição de 2021 – o programa Beyond the Lab, um bootcamp de empreendedorismo dirigido a cientistas com ideias de negócio associadas a centros de investigação – a startup portuense Chaperone aproveitou este apoio para “tirar da gaveta” o projeto que há muito alimentava mas ia adiando por exigir a contração de um empréstimo bancário. Para Pedro Resende, cofundador da Chaperone, a Convocatória Aberta “é uma forma simples e muito eficaz de nutrir o ecossistema, por exemplo, ao dar uma oportunidade para as entidades selecionadas se promoverem, ao gerar oportunidades de aprendizagem que são úteis para todos os membros da comunidade e ao alavancar parcerias entre diferentes stakeholders do ecossistema.”