Educação

Candidaturas às 68 bolsas de estudo no ensino superior estão abertas por mais duas semanas

  • Notícia

    Notícia

#fib_estudantes.jpg

Se está a pensar ingressar no ensino superior privado da cidade ou pondera aqui prosseguir os estudos superiores, saiba que existe a oportunidade de beneficiar de uma das 68 bolsas de estudo do programa "Porto de Conhecimento", que abrange uma grande amplitude de cursos. As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 23 de agosto e o "Porto." explica como devem ser instruídas. 

Pelo décimo ano consecutivo, a iniciativa associa o Município do Porto a instituições do ensino superior da cidade, nesta edição com a vantagem acrescida de contar com a participação de mais entidades parceiras no projeto, contribuindo assim para a sua revitalização e alargamento a outras áreas de estudo. Entre a oferta, cursos dos mais diversos quadrantes das engenharias, enfermagem, ciências empresariais, ciências humanas, dentro destas da Psicologia às Ciências da Educação, do Direito ao Marketing.

Com o apoio das 13 instituições de ensino superior privado universitário e politécnico associadas, o Porto de Conhecimento oferece, para o ano letivo 2020/2021, 48 bolsas para a frequência de licenciatura, dez para a frequência de mestrado, nove para a frequência de curso técnico superior profissional (CTSP) e uma bolsa para a frequência de mestrado integrado. O valor e a abrangência das bolsas de estudo variam de instituição para instituição.

São parceiras da Câmara do Porto seis instituições ensino superior universitário, nomeadamente a Universidade Católica Portuguesa - Porto; Universidade Fernando Pessoa; Universidade Lusíada - Norte; Universidade Lusófona do Porto; Universidade Portucalense Infante D. Henrique; e Instituto Superior de Serviço Social do Porto. O programa conta ainda com a adesão de sete instituições de ensino superior politécnico, designadamente a Escola Superior Artística do Porto; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; Escola Superior de Saúde de Santa Maria; Instituto Superior de Administração e Gestão; Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo; Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto; e Instituto Português de Administração de Marketing do Porto (IPAM).

No processo de candidaturas será dada preferência aos estudantes que já vivem no Porto, mas os residentes de fora da cidade também podem candidatar-se, desde que frequentem uma escola sediada no concelho do Porto, pública ou privada, de acordo com a informação que consta dos Termos e Condições de atribuição das bolsas. Trata-se, aliás, de uma novidade introduzida nesta edição, que passou a flexibilizar mais este parâmetro do processo de inscrição.

Os interessados devem preencher a Ficha de Candidatura, documento em que são convidados a indicar três opções preferenciais, que podem resultar na combinação de diferentes cursos em instituições de ensino superior distintas.

Está ainda disponível um documento estruturado de perguntas e respostas, que poderá ser útil no processo.

Depois de devidamente preenchida, os candidatos devem enviar a ficha de candidatura ao Porto de Conhecimento através do email educacao@cm-porto.pt, até ao dia 23 de agosto (domingo).

O programa visa promover a capacitação e qualificação do potencial jovem e a sua fixação na cidade do Porto, como estratégia de renovação do tecido social.