Cultura

Candidaturas ao programa Criatório decorrem a partir de hoje e até dia 11 de março

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Abertura_Programa_Criatorio.JPG

Artistas, agentes e espaços culturais do Porto podem, a partir desta quarta-feira, candidatar-se ao programa de apoio à criação e programação artística Criatório. Com candidaturas abertas até às 18 horas do dia 11 de março, o programa contempla, mais uma vez, duas modalidades de financiamento, prevendo a atribuição de 15 bolsas, de 15 mil euros, para Projetos de Criação Artística e 10 bolsas, do mesmo valor, para Espaços de Programação.

As áreas artísticas do concurso mantêm-se: artes visuais e curadoria; artes performativas; composição, programação e performance musical e literatura e pensamento crítico. Para esta edição, estão excluídas as candidaturas que se insiram na área de cinema, com exceção de projetos artísticos de imagem em movimento.

Tendo como finalidade consolidar a atividade de artistas e agentes culturais, a primeira modalidade – Projetos de Criação Artística – destina-se a pessoas singulares ou coletivas que tenham, comprovadamente, residência ou sede no Porto, ou desenvolvam a sua atividade profissional na cidade, há, pelo menos, um ano, e não tenham beneficiado do apoio Criatório para a mesma modalidade em 2021.

Projetos desenvolvidos no Porto

Os projetos apresentados deverão ser desenvolvidos no Porto, a partir de setembro deste ano, durante um período contínuo com o mínimo de seis meses e até 31 de outubro de 2023, e enquadrar-se numa das áreas do concurso, não podendo beneficiar de outro apoio financeiro do Município do Porto.

Nesta modalidade de apoio a projetos de criação artística, o júri do Criatório será composto por Ana Flávia Miguel (investigadora e doutorada em etnomusicologia), Ana Figueira (programadora cultural, fundadora e diretora artística da Companhia Instável), e Manuel Segade (historiador de arte e comissário).

Por sua vez, a segunda modalidade visa apoiar espaços de programação, através do financiamento das suas necessidades logísticas, estruturais, de recursos humanos e outras que resultem da sua atividade de programação. Destina-se a pessoas coletivas sem fins lucrativos, sediadas no Porto, que tenham desenvolvido programação enquadrada nas áreas previstas no concurso, de forma contínua, pública e programaticamente variada, nos últimos doze meses, propondo-se agora a acolher nova programação contínua durante o intervalo compreendido entre setembro deste ano e setembro de 2023.

Toda a informação na Plataforma PLÁKA

Os espaços que tenham beneficiado do apoio do programa Criatório em edições anteriores estão elegíveis para o concurso. No entanto, os candidatos não poderão beneficiar de outro apoio financeiro do Município do Porto para a mesma finalidade. Nesta modalidade, integram o júri Barbara Piwowarska (curadora e historiadora de arte), Luísa Mota (artista visual e curadora), e Susana Caló (ensaísta, investigadora e editora).

A apresentação das candidaturas, em ambas as modalidades, deve ser feita, exclusivamente, por via eletrónica, para o endereço plaka@agoraporto.pt. Os requisitos e regras de admissão estão disponíveis no website da plataforma PLÁKA, onde se encontra o edital e o programa de concurso.