Cultura

Candidaturas ao curso “The Climate, The Worry, The Dance” estão abertas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_The_Climate_The_Worry_The_Dance.JPG

DR

Entre os dias 5 e 16 de setembro, performers e pessoas que trabalhem no campo da dança ou com um particular interesse pelo corpo e as suas ações podem inscrever-se no curso The Climate, The Worry, The Dance (A crise climática, a inquietação, a dança), que terá lugar na Galeria Municipal do Porto em dois momentos: de 28 de setembro a 1 de outubro e de 12 a 15 de outubro.

Organizado pelo coreógrafo e escritor Mårten Spångberg e com a participação das também coreógrafas e bailarinas Anne Juren e Hana Lee Erdman, o curso decorrerá em oito sessões. Objetivando a prática conjunta de possibilidades de ecologias alternativas, The Climate, The Worry, The Dance tomará a forma de um processo de investigação guiado, sublinhando relações e ações em que espírito, corpo e mente são entendidos como fundamentais na luta contra a preocupante crise climática.

Com um valor de 50 euros por pessoa, a participação está limitada a 20 participantes. As inscrições devem ser efetuadas através do envio de um e-mail, para plaka@agoraporto.pt, com as seguintes informações: nome, idade, profissão ou ocupação, número de telefone, carta de motivação e CV abreviado (até três mil caracteres, com espaços, em Inglês). A seleção dos participantes será feita pelo organizador do curso.

Organizados pela Galeria Municipal do Porto no âmbito da plataforma municipal de apoio à arte contemporânea Pláka, os Colectivos Pláka são grupos de pensamento, discussão e ação sobre a sociedade, cultura e arte contemporânea estruturados em forma de cursos e workshops. Em 2022, para além deste curso, em maio, realizou-se o primeiro curso do ano, Desejos compulsivos: a extração de lítio, o crescimento ilimitado e a auto-otimização, organizado pela arquiteta Marina Otero Verzier. O programa completo, que integra duas sessões públicas e uma apresentação final, de acesso gratuito, pode ser consultado no website da plataforma Pláka.