Ambiente

Candidaturas ao concurso FoodLoop decorrem até ao dia 29 de abril

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_Eu_Compro_No_Bolhao_Fernando_Paulo_08.jpg

Filipa Brito

O prazo de submissão de candidaturas ao FoodLoop decorre até ao dia 29 de abril. O concurso municipal está aberto a propostas que contribuam para transformar qualquer fase da cadeia de valor dos alimentos, incluindo a produção, distribuição, transporte, fase de consumo, fim-de-vida, resíduos alimentares e orgânicos produzidos e a sua valorização.

O FoodLoop procura ideias ou projetos transformadores, cujo objetivo seja a prevenção do desperdício alimentar e redução dos resíduos orgânicos na cidade. O processo de candidatura é simples: basta aceder ao site do concurso, preencher o formulário online e remeter um pitch do projeto candidato. Todos podem ser candidatos, incluindo particulares, empresas, associações sem fins lucrativos ou instituições sociais.

Os 20 melhores projetos terão acesso a um bootcamp que apoiará o seu desenvolvimento, dos quais serão selecionados os cinco projetos com maior potencial para participar num programa de mentoria de seis meses. Durante este período será promovida a identificação de fontes de financiamento e parcerias, bem como oportunidades de implementação prática da ideia/projeto e de contacto com um conjunto de especialistas nas diversas áreas que integram o concurso (economia circular, economia social, sistema alimentar, modelos de gestão e de negócio com impacto, oportunidades de financiamento), como por exemplo, do consórcio internacional do projeto CityLoops.

O concurso culminará num Demo Day, onde as equipas poderão ter contacto com potenciais investidores.

Apoio do CIS Porto

De forma a potenciar todas as ideias que se candidatem ao FoodLoop, o Centro de Inovação Social do Porto (CIS Porto) juntou-se a este concurso. Assim, todas as ideias que se candidatem e não forem premiadas serão encaminhadas para o CIS Porto onde poderão ser acompanhadas e orientadas por uma equipa, aceder ao programa de Mentoria, à Bolsa de Consultores e candidatarem-se a iniciativas futuras.

A UPTEC associou-se também a esta iniciativa e, no final, irá selecionar um dos projetos distinguidos, ao qual será dada a oportunidade de incubação em formato virtual ou coworking.

Em caso de dúvida sobre o concurso durante o processo de candidatura e/ou sobre o potencial da ideia/solução, poderá consultar o respetivo site ou entrar em contacto com a equipa do FoodLoop (foodloop@cityloops.eu).

O FoodLoop é uma iniciativa do Município do Porto, no âmbito do projeto CityLoops, que envolve os parceiros Porto Ambiente – Empresa Municipal de Ambiente do Porto, LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e 2Go Out Consulting. O concurso conta ainda com a colaboração da 3Drivers e do IES – Social Business School.