Desporto

Candidaturas abertas para o programa de patrocínio a jovens atletas de alto rendimento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_fib_INATEL_apresentacao_08.jpg

Filipa Brito

Está a decorrer, até às 23h59 do dia 31 de janeiro, o período de candidaturas ao Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo promovido pela Câmara do Porto.

Pensado para atletas naturais ou residentes no concelho do Porto, não profissionais, praticantes de modalidade desportiva individual federada, que participem em competições ao mais alto nível desportivo, através de apuramento individual, o programa – operacionalizado pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto – irá atribuir patrocínios cujo valor varia entre os 500 e os 6.000 euros. Em termos globais, a autarquia disponibiliza 100 mil euros para este programa de apoio a jovens atletas.

Os objetivos da iniciativa passam por “fomentar o desenvolvimento da prática desportiva; promover a formação desportiva; fomentar projetos desportivos de alto rendimento ou elevado potencial; e apoiar atletas de alto rendimento e elevado potencial desportivo que, pelo seu desempenho, se destaquem no panorama nacional e internacional e, consequentemente, projetem internacionalmente o nome do país”, pode ler-se no regulamento do programa.

As candidaturas serão analisadas e ordenadas de acordo com os seguintes critérios e respetivas pontuações: o historial desportivo do atleta em função do seu currículo (com a ponderação de 40%); a qualidade do programa desportivo e das atividades a realizar apresentadas (com a ponderação de 30%); a capacidade do atleta em estabelecer parcerias, obter financiamento e autonomia técnica, material e humana para o seu projeto desportivo (com a ponderação de 20%); e a clareza da descrição e caracterização da proposta da candidatura (com a ponderação de 10%).

O processo de candidatura deverá ser efetuado mediante o preenchimento do respetivo formulário, acompanhado da documentação exigível, formalizado por uma de duas vias: presencialmente, na sede da Ágora, em dias úteis, entre as 8h30 e as 17h30 (marcação prévia a efetuar pelo contacto telefónico 226 199 860); ou através do endereço de correio eletrónico patrociniodesportivo@agoraporto.pt.

“Enquanto meios de promoção do desporto e dos valores associados, estes atletas projetam o nome da cidade e do país com as suas conquistas. Para valorizar os seus desempenhos, o Município do Porto proporciona condições para a sua evolução e, assim, contribui para a sua participação em grandes provas e campeonatos internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, refere a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

O regulamento do programa e o formulário de candidatura já estão disponíveis. Pedidos de esclarecimentos deverão ser enviados para patrociniodesportivo@agoraporto.pt.