Urbanismo

Candidaturas abertas para a 19.ª edição do Prémio João de Almada

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#DR_edificios_Rua_do_Almada.jpg

DR

Até ao próximo dia 30 de junho, aceitam-se candidaturas à 19.ª edição do Prémio João de Almada, atribuído bienalmente pela Câmara do Porto aos melhores exemplos de reabilitação urbana que tenham sido concluídos na cidade nos últimos dois anos.

Instituído em 1987, o Prémio João de Almada pretende incentivar e promover a recuperação de edifícios na cidade do Porto, atualmente em duas categorias: Edifícios Residenciais; Edifícios não Residenciais.

As candidaturas ao Prémio devem ser apresentadas pelo arquiteto responsável e/ou pelo proprietário do imóvel cuja reabilitação foi concluída no período de dois anos a que cada prémio se refere - na presente edição serão consideradas obras concluídas entre junho de 2019 e junho de 2021.

O prémio por cada uma das categorias tem o valor de 10 mil euros, cabendo 3 mil euros ao proprietário do imóvel à data da atribuição do prémio, e 7 mil euros ao arquiteto que projetou as obras de recuperação.

Nesta edição, o júri é presidido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e constituído também por um representante de cada uma das seguintes entidades/instituições: Direção Regional de Cultura do Norte, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Ordem dos Arquitectos (Secção Regional do Norte), Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OERN), Direção Municipal de Urbanismo e Departamento Municipal de Gestão Cultural da Câmara do Porto, e ainda por dois arquitetos vencedores da edição anterior, Tiago Figueiredo (Figueiredo + Pena Arquitectos, Ld.ª) e Nuno Graça Moura.

A submissão das candidaturas deve ser realizada, presencialmente, na Divisão Municipal de Património Cultural, sito Praça de Carlos Alberto, 71, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas. Quaisquer pedidos de esclarecimento poderão ser formulados através do endereço eletrónico museudacidade@cm-porto.pt indicando no assunto: PRÉMIO JOÃO DE ALMADA_19.ª EDIÇÃO_2021.

Programa de Concurso e ficha de inscrição disponíveis aqui.