Cultura

CAMPUS Paulo Cunha e Silva com open calls para residências artísticas e técnicas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Campus_Paulo_Cunha_e_Silva_01.JPG

DR

Já começou o período de candidaturas ao programa de residências artísticas e técnicas no CAMPUS Paulo Cunha e Silva para a temporada 2022/2023. Open calls para artistas e companhias profissionais, portuguesas ou estrangeiras, estão disponíveis até 4 de abril.

O convite para as residências artísticas é dirigido a projetos estabelecidos ou emergentes, cujas linhas de trabalho se situem no domínio da dança contemporânea, do teatro contemporâneo, do circo contemporâneo, ou das formas animadas e de cruzamentos disciplinares.

Com vista a selecionar 18 projetos artísticos de âmbito local, nacional e internacional, e apoiar o seu desenvolvimento, este programa prevê residências com a duração total de três semanas consecutivas por projeto, tendo cada artista o estúdio disponível 24 horas.

Os projetos artísticos selecionados recebem 500 euros (IVA incluído, se aplicável) e alojamento para um máximo de duas pessoas por projeto. Podem ainda ter acompanhamento por outside eyes/dramaturgistas escolhidos previamente no formulário de candidatura.

O júri é composto por Carla Nobre Sousa, co-diretora artística da Alkantara Associação Cultural, Cristina Planas Leitão, programadora de artes performativas do Teatro Municipal do Porto, e Ricardo Correia Carmona, curador de Dança e Performance no teatro HAU Hebbel am Ufer, em Berlim.

Além das residências artísticas, o programa oferece ainda quatro residências técnicas, a ter lugar no Teatro Campo Alegre. Com duração de uma a duas semanas, esta open call procura artistas locais e nacionais que estejam na fase final de criação dos projetos.

Os selecionados terão o apoio das equipas de som, luz, vídeo e maquinaria para desenvolverem projetos artísticos na sua fase de criação ou para aprofundamento/remontagem de peças já existentes. Será ainda atribuída uma verba no valor de 500 euros (IVA incluído, se aplicável) por semana de duração da residência e alojamento para um máximo de quatro pessoas.

Cristina Planas Leitão, programadora de artes performativas do Teatro Municipal do Porto, Laura Lopes, programadora de artes performativas do Teatro do Bairro Alto, e Leticia Skrycky, designer cénica e criadora na área da performance e dança contemporânea, compõe o júri do programa.

Os selecionados para as residências artísticas e técnicas do CAMPUS Paulo Cunha e Silva são conhecidos a 20 de maio. O regulamento pode ser consultado emhttps://campuspcs.pt/pt/opencalls.

O CAMPUS Paulo Cunha e Silva inaugurou dia 9 de junho de 2021, na antiga Escola EB1 José Gomes Ferreira. Trata-se de um centro de residências artísticas e espaço de trabalho para as artes performativas que pretende viabilizar o processo de criação de artistas e colmatar a escassez de espaços de trabalho e de ensaios para os profissionais do setor.