Sociedade

Campo Alegre estreia nova coreografia de Ligia Lewis que vai do amor à raiva

  • Notícia

    Notícia

#Steve_Gunther_Ligia_Lewiss_minor_matter.jpg

Steve Gunther

O Teatro Municipal do Porto faz no próximo domingo, 29 de abril, no Campo Alegre, a estreia nacional da nova criação de Ligia Lewis, "minor matter", que recebeu o prémio "Bessie para Produção de Excelência" (2017).

"minor matter" é a segunda parte de um tríptico (azul, vermelho, branco) para três bailarinos da coreógrafa e também bailarina dominicano-americana, sendo que a cor vermelha concretiza pensamentos entre amor e raiva.

Estão em jogo dois dispositivos discursivos: negritude e caixa negra. O trabalho é apresentado a vermelho e desenrola-se em muitas direções, criando uma poética da dissonância a partir da qual surgem questões de reapresentação, apresentação, abstração e limites da significação.

Ao longo da coreografia, os intérpretes forçam os limites do palco com os seus corpos, ao mesmo tempo que demonstram uma relação humilde entre os seus corpos e o espaço que os contém, para abordar o assunto - o negro.

Em "minor matter", o som atravessa épocas musicais até chegar à poética do presente íntimo. Construído sobre uma lógica de interdependência, as vertentes do teatro - a luz, som, imagem e arquitetura - ficam enredadas com os três intérpretes, dando origem a um espaço social e poético vibrante.

+Info e bilhetes