Desporto

Campeonato Nacional de Voleibol de Praia arranca na Praia Internacional

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#jq_18agosto2019_finais_voleibol_006.jpg

João Queirós

A primeira das cinco etapas do Campeonato Lidl 2022, a principal prova nacional de voleibol de praia, disputa-se junto ao Edifício Transparente desta sexta-feira a domingo, 1 a 3 de julho. Esperam-se três dias de espetáculo no Estádio de Praia do Porto, com 56 jogos entre os mais destacados atletas portugueses da modalidade. O público tem entrada gratuita.

Na competição feminina, Juliana Rosas (10 títulos) e Tânia Oliveira voltam a ser a dupla favorita. Numa segunda linha, surgem Beatriz Pinheiro e Inês Castro, apoiadas pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) em provas internacionais, e as também experientes Matilde Calado e Mafalda Porto.

Entre os homens, os campeões nacionais Roberto Reis e Sebastião Leão defendem o título perante a oposição de duplas como João Nuno Pedrosa e Hugo Campos, apoiados no exterior pela FPV, Fabrício Barros e Gabriel Cardoso ou Guilherme Maia e Filipe Leite (historial de vencedores da prova).

Na sexta-feira, o primeiro jogo está marcado para as 14 horas e o último para as 19 horas. No sábado, a ação começa logo pelas 8,30 horas e prolonga-se até depois das 20 horas. As partidas de domingo iniciam às 9 horas e as finais estão marcadas para as 16,30 horas (feminina) e as 17,30 horas (masculina), com transmissão em direto nos canais Volei TV e A Bola TV.

Depois do arranque no areal do Porto, o campeonato vai passar, ainda durante o mês de julho, por Espinho, Freixo de Espada à Cinta e Portimão. A quinta e última etapa está marcada para o primeiro fim de semana de agosto, no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), em Cortegaça. Os resultados e classificações podem ser acompanhados na página do torneio.

A etapa deste fim de semana soma-se às várias provas que na última década a FPV tem organizado no Estádio de Praia, em colaboração com a Câmara do Porto. São exemplo o Mundial de Sub-19 (2010, 2013 e 2014), o Europeu de Sub-18 (2010), o Europeu de Sub-23 (2011) ou o Campeonato do Mundo Universitário (2014).

Em julho e agosto, vão passar pelo recinto montado junto ao Edifício Transparente modalidades como o futebol, o andebol ou o futevólei.