Desporto

Campeonato nacional de surf volta às ondas do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_surf.jpg

Os melhores surfistas portugueses reúnem-se na Praia Internacional do Porto, no fim de semana de 17 a 19 de maio, para participar na terceira das cinco etapas da Liga Meo Surf 2019, a principal competição da modalidade no país.

A jornada, apelidada de Renault Porto Pro, realiza-se na cidade pelo 14.º consecutivo e é um dos pontos altos das Porto & Matosinhos Wave Series, calendário anual de competições de surf apoiadas pelos municípios do Porto e Matosinhos e cujo cartaz para 2019 é apresentado oficialmente a 27 de fevereiro.

No setor masculino, as expectativas têm um aliciante extra, já que a etapa tem servido de talismã: em seis das últimas sete edições, quem venceu no Porto acabou por vencer o campeonato. A exceção registou-se no ano passado, com Marlon Lipke a vencer a Norte e Miguel Blanco a terminar como campeão nacional.

A maior alternância de vencedoras não tira interesse à competição feminina. Camilla Kemp, vencedora da Liga Meo 2018, e Teresa Bonvalot estão entre as candidatas aos primeiros lugares da prova.

O campeonato, que neste ano aumentou o valor dos prémios para um total de 100 mil euros, começa já no primeiro fim de semana de março, na Ericeira. A segunda etapa realiza-se na Figueira da Foz, seguindo-se a passagem no Porto e uma jornada no Algarve, que volta a fazer parte do calendário. A competição termina em Cascais, nos dias 3, 4 e 5 de outubro.

A Liga Meo Surf é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!.