Desporto

Campeões europeus erguem a taça nos Paços do Concelho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A terceira taça da Europa em Hóquei em Patins conquistada pelo FC Porto entrou, ao final da tarde de segunda-feira, nos Paços do Concelho. Equipa campeã europeia foi homenageada pelo Município.

O troféu, conquistado após a vitória frente à AD Valongo, chegou ao museu do clube no Dia da Europa – a 9 de maio – coincidência que o presidente da Câmara do Porto não deixou passar ao lado. “O FC Porto é um dos históricos emblemas da Europa (…) sobretudo pelas suas conquistas europeias e pelo prestígio internacional que granjeou”, sublinhou Rui Moreira.

Entre as conquistas, e lembrando as vitórias europeias do hóquei dos azuis e brancos de 1986 e 1990, o autarca sublinhou que “se todas as vitórias desta dimensão merecem a nossa admiração e regozijo, a verdade é que a conquista deste troféu tem um significado muito especial depois de 33 anos de espera”.

Na receção aos campeões “com inteiro mérito e justiça”, Rui Moreira considerou que o emblema dos dragões “é um dos maiores embaixadores do nome – e da alma – da cidade do Porto, também ela em crescente afirmação no espaço europeu, tanto a nível desportivo como cultural, artístico, académico, científico, empresarial ou turístico”.

“É realmente um orgulho e uma honra ter um clube que traz tanto prestígio, alegria e reconhecimento desportivo para a cidade, com títulos internacionais não só no hóquei mas também no futebol, no bilhar, na natação, no desporto adaptado e espero que, em breve, também no goalball”, concluiu Rui Moreira.

A cerimónia nos Paços do Concelho contou, ainda, com a entrega de um troféu de homenagem ao presidente dos azuis e brancos, Jorge Nuno Pinto da Costa, que iniciou a carreira de dirigente, precisamente, no Hóquei em Patins. “Trata-se, pois, de um título especial no inigualável palmarés do presidente mais titulado do mundo”, afirmou o presidente da Câmara do Porto.

Para o presidente do FC Porto, o clube “esperou 33 anos, mas esperou sempre ciente de que este dia haveria de chegar”. “E isso deveu-se à persistência, ao amor à modalidade e ao clube do Ilídio Pinto e do filho, Eurico Pinto. Ninguém mais do que eles merecia esta taça”, sublinhou Jorge Nuno Pinto da Costa.

O histórico dirigente acrescentou, ainda, que “esta vitória importante não ficaria completa se não tivéssemos vindo aqui. O presidente dos azuis e brancos reforçou que os Paços do Concelho são “a casa da cidade do Porto, onde todas as coletividades têm grande orgulho em estar presentes”.

Nas palavras de Jorge Nuno Pinto da Costa, “o Futebol Clube do Porto é mundialmente conhecido, mas, se há coisa de que nos orgulhamos todos, e eu particularmente, é que temos o nome da cidade no nome do clube”. Portanto, acrescentou, “quando o Futebol Clube do Porto vence, vencem todos os portistas de todo o mundo, mas a cidade está sempre ligada aos êxitos do clube porque cidade e clube confundem-se”.