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Campanha “O Norte está lá em cima” vira-se para os turistas estrangeiros

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Miguel Nogueira

Lançada numa altura em que as restrições devido à Covid-19 obrigaram muitos a fazer férias “cá dentro”, a premiada campanha “O Norte está lá em cima” será agora direcionada para o mercado externo de maior proximidade. Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Reino Unido são os alvos da Associação de Turismo do Porto (ATP) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Nas palavras do presidente do TPNP, está na altura de pensar na retoma do setor do turismo: “É chegado o momento para pensar no ‘day-after’ da pandemia. Sabemos que as condicionantes ainda são muitas, que ainda teremos de viver mais uns tempos com restrições, mas também sabemos que quem melhor se preparar, maior e mais rápido retorno terá”, afirma Luís Pedro Martins, citado pela plataforma PPortodosMuseus.

Com uma forte aposta nos meios digitais, a campanha “O Norte está lá em cima” – que se estenderá por três meses – está disponível em castelhano, inglês e francês. Terá na interação com os visitantes, através de um live chat para receberem, em tempo real e de forma personalizada, sugestões sobre o seu destino ou atividades, e até reservar experiências turísticas no destino, um dos aspetos a repescar da primeira fase.

O mote para lembrar aos turistas nacionais que, mesmo em tempo de pandemia, o Norte é um lugar de excelência para experiências de topo foi lançado em julho do ano passado e assinala um marco na cooperação entre a Associação de Turismo do Porto e o Turismo do Porto e Norte de Portugal, além do regresso ao investimento na promoção interna de toda a Região (Porto, o Douro, Minho e Trás-os-Montes).

Um investimento entre os 60 e os 70 mil euros que pretendeu promover áreas como as "City & Short Breaks", o "Turismo de Gastronomia e Vinhos", de "Natureza", de "Saúde e Bem Estar", o "Turismo Religioso", o "Cultural e Paisagístico" ou o "Náutico", entre outros.

Um esforço que acabou compensado com três distinções nos Prémios Lusófonos da Criatividade no início de 2021: além de uma prata para o copy (texto) na categoria de Produção, a campanha arrecadou ainda dois bronzes na categoria Digital, pela eficácia em campanha digital e pelo filme para web.

Com a segunda fase da campanha em andamento, um terceiro momento já está a ser pensado e deverá acontecer quando os turistas voltarem a ter confiança para realizar viagens de longo curso, e assim que as ligações aéreas forem repostas. O objetivo é trazer para o Norte os turistas do outro lado do Atlântico: Brasil, Estados Unidos e Canadá.