Mobilidade

Campanha de mupis anuncia chegada de trotinetas e bicicletas em regime de partilha

  • Notícia

    Notícia

imagem_modos suaves.jpg

"Não é tudo teu, é tudo nosso!" é o mote da campanha visível em diversos mupis espalhados pela cidade a partir desta terça-feira, dias antes de os serviços de partilha em modos suaves de transporte, para trotinetas e bicicletas, iniciarem a operação no Município do Porto, no próximo domingo, dia 15. Numa primeira fase, a operação avança nas zonas da Asprela e Foz e até finais de abril estende-se a todo o concelho. 

A mensagem apela ao cumprimento das regras e à utilização de meios de transporte suaves em ambiente urbano. É complementada com folhetos disponíveis nos postos de turismo oficiais, em equipamentos municipais e também com flyers entregues aos utilizadores pelos próprios operadores - as empresas Bird, Circ e Hive, com informações úteis referentes às regras de circulação, aos locais corretos de parqueamento/estacionamento e ao horário de disponibilização do serviço.

A campanha estende-se ao meio digital, através de anúncios e banners, em que o Município do Porto procura sensibilizar os cidadãos para os benefícios dos meios suaves de transporte de partilha, em linha com a estratégia municipal de promoção de meios de transporte não poluentes e, ao mesmo tempo, de melhoria da mobilidade.

A cidade do Porto foi pioneira, a nível nacional, na criação de um Regulamento que define, com clareza, as regras inerentes ao correto uso de trotinetas e bicicletas em sistema de partilha.

Os locais de parqueamento destes meios de transporte estão devidamente identificados por marcações azuis no pavimento, que vão ser complementadas com sinalética vertical.