Sociedade

Campanha de apoio ao povo ucraniano destina-se a organizar e recolher auxílios

  • Milene Câmara

  • Notícia

    Notícia

mno_primeiro_camiao_somos_todos_ucrania_15.jpg

Miguel Nogueira

A campanha “Somos Todos Ucrânia” lançada pelos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos tem como objetivos concertar respostas e organizar as manifestações de auxílio ao povo ucraniano e não prestar ajuda direta a refugiados ou famílias.

Quer a linha de apoio disponibilizada, com o número 222 090 420, quer o site www.somostodosucrania.pt destinam-se, exclusivamente, às áreas em que a comunidade poderá participar nessa ajuda, nomeadamente: recolha de bens, acolhimento de famílias refugiadas, ofertas para bolsa de emprego e bolsa de serviços.

A linha de apoio não está direcionada para prestar auxílio a pedidos de ajuda diretos a refugiados ucranianos ou familiares, uma vez que esse não é o propósito desta campanha.

Recorde-se que, nesta terça-feira, seguiu o primeiro camião com 12 toneladas de bens recolhidos no âmbito desta iniciativa e com destino à fronteira da Polónia com a Ucrânia.

Onde pedir ajuda direta

Quem precisa de ajuda direta, for refugiado ou tiver família que precise de encaminhamento, deverá procurar as instituições que estão a dar o suporte necessário para essas situações.

Assim, os pedidos de documentos ao Estado Ucraniano ou de alistamento para a guerra podem ser apresentados no Consulado da Ucrânia no Porto, sito na Av. de França, Edf. Capitólio 352, loja 57. O atendimento presencial efetua-se de segunda a sexta-feira entre as 8 e as 16,30 horas. O contacto telefónico é feito através do número 222 011 889.

Cidadãos ucranianos que queiram vir para Portugal (apoio no transporte), ou cidadãos ucranianos a residirem em território nacional que pretendam saber como trazer a família para Portugal devem contactar o Centro Nacional de Apoio a Integração de Migrantes do Norte. O centro localiza-se na Av. de França, Edf. Capitólio, loja 316. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas e aos sábados, das 9 às 17 horas. O contacto pode ser estabelecido através da linha telefónica 351 218 106 191 (preferencial) ou 808 257 257 (a partir da rede fixa em Portugal). Disponibiliza, ainda, tradução telefónica em ucraniano.

Mais informações podem ser obtidas através do site institucional www.acm.gov.pt.