Sociedade

Campanha de adoção consciente de animais previne atitude por impulso

  • Notícia

    Notícia

#mno_campanha_cao.jpg

O Município do Porto vai promover no próximo sábado, dia 14, uma ação de rua denominada "ADOTE", que recorre a animação com veterinários e tratadores para sensibilizar as pessoas sobre a adoção consciente de animais de estimação, evitando assim a adoção por impulso.

Mais do que a adoção em si, que é uma atitude muito frequente nesta altura do ano, a jornada vai alertar desde logo para o facto de um animal não ser um objeto que serve de prenda e que depois pode ser ignorado. Pelo contrário, vai chamar a atenção para que a decisão de adotar seja tomada de forma consciente e, por isso, antecedida de séria reflexão.

Posso mesmo ter um cão ou um gato em casa? Tenho dinheiro para o levar ao veterinário e alimentar? Tenho tempo e disponibilidade para lhe dedicar atenção? A minha família está toda de acordo quanto à chegada de um novo membro? - estas e outras questões vão ser levantadas durante o evento, que conta para tal com a participação de médicos veterinários e tratadores municipais num programa de acesso gratuito que decorrerá entre as 10 e as 16,30 horas na Praça de Parada Leitão (entre a Reitoria da Universidade do Porto e o café "Piolho").

A iniciativa é dirigida tanto a quem já tiver decidido adotar como a quem esteja ainda a pensar no assunto, bem como a quem até já tenha adotado pois pode levar o seu animal e partilhar a experiência com os "candidatos" a donos de um animal.

O objetivo da campanha "ADOTE" é, assim, facultar informação especializada mas acessível através do contacto direto com veterinários e tratadores, tendo em conta que acolher um animal de companhia é uma decisão importante para toda a família.

PROGRAMA 14 de dezembro (poderá ser alterado devido a condições atmosféricas adversas)

10h00 - Abertura do stand de adoção

Ao longo deste dia, até às 16h30, poderá conhecer os Cães e Gatos do Canil Municipal para adoção e, caso já tenha ponderado bem sobre o acolhimento de mais um membro na sua família, conseguirá adotar um animal no momento. Os três veterinários e seis tratadores estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e ajudar no processo. Os animais estão desparasitados, vacinados e esterilizados, sendo que o Município oferece ainda a vacina da raiva (cães) e o microchip.

10h30 - 11h00 | A vida secreta dos Cães e Gatos para adoção

Cada animal para adoção tem uma história única e um caráter muito particular. De uma forma dinâmica e divertida, vão ser contados a história e os segredos de cada patudo ou bichano. Os animais vão ainda ter a oportunidade de se apresentar a si próprios, através de um passeio e de algumas brincadeiras dinamizadas pelos tratadores.

11h30h - 12h30 | Histórias felizes

Um breve encontro de famílias que adotaram um Cão ou um Gato no Porto e que partilharão as suas experiências com as famílias que agora pretendem adotar.

14h30 - 15h00 | A vida secreta dos Cães e Gatos para adoção

Cada animal para adoção tem uma história única e um caráter muito particular. De uma forma dinâmica e divertida, vão ser contadas a história e os segredos de cada patudo ou bichano. Os animais vão ainda ter a oportunidade de se apresentar a si próprios, através de um passeio e de algumas brincadeiras dinamizadas pelos tratadores.

15h30 - 16h30 | Como bem cuidar do seu Cão ou Gato - dicas práticas

Um importante momento para quem já tem animais ou pretende adotar. Com os veterinários municipais, vai aprender como melhor cuidar do seu animal de companhia gastando menos.

15h30 - 16h30 | Hora do Conto (para crianças)

A equipa de Educação Ambiental do Município vai encenar um conto sobre os amigos de quatro patas. Um momento para as crianças se divertirem e aprenderem algo mais sobre os animais de companhia (enquanto os pais podem estar, mesmo ao lado, na sessão de dicas práticas).

16h30 - Encerramento do stand de adoção