Urbanismo

Campanhã acolhe esta tarde a última sessão de esclarecimento pública do novo PDM

  • Notícia

    Notícia

Terminam hoje as sessões públicas de esclarecimento sobre a proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). O auditório da Junta de Freguesia de Campanhã acolhe a última das sete apresentações abertas à cidade, a partir das 17 horas.

Em discussão pública até à próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro, o novo PDM foi já amplamente escrutinado, em seis sessões públicas que tiveram lugar nas Juntas de Freguesia e outras que decorreram na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e na Ordem dos Arquitectos, dirigidas a um público mais especializado.

Nesta quarta-feira encerra o ciclo de apresentações à cidade, com a passagem pela freguesia de Campanhã, a única do território que ainda faltava cobrir. As sessões são conduzidas pelo vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, que as inicia sempre com uma apresentação sumária das principais prioridades do futuro PDM, alinhadas em cinco grandes temáticas - Ambiente, Habitação, Mobilidade, Economia e Património – reservando a segunda parte da sessão para o debate com a assistência.

Não sendo um documento de rutura se comparado com o Plano Diretor Municipal ainda em vigência, “o novo PDM espelha uma nova política de cidade”, que determinará as matrizes de desenvolvimento territorial, pelo menos, durante a próxima década, assinala o responsável pelo pelouro do Urbanismo da Câmara do Porto.

Neste novo PDM há, por exemplo, um olhar mais pragmático sobre as Unidades Operativas de Planeamento e Gestão (UOPG), aspeto identificado como aquele que teve maior taxa de insucesso no plano ainda em vigor, pois das 24 UOPG previstas nenhuma avançou. O número foi agora reduzido a metade para que a possibilidade de concretização seja, efetivamente, maior.

Para assistir presencialmente à derradeira sessão de esclarecimento pública deve ter em atenção a capacidade do auditório de Campanhã. Como em todas as apresentações, a mesma será divulgada, em direto (via streaming), no Facebook da Câmara do Porto e nas redes sociais associadas.

Sendo esta a última oportunidade para ouvir o Município, de viva voz, defender o novo Plano, e responder aos esclarecimentos solicitados, o debate não encerra, contudo, neste momento.

A Câmara do Porto criou um site sobre a proposta de revisão do PDM, que disponibiliza para consulta todos os documentos constituintes do Plano. A partir desta plataforma, os munícipes poderão ainda colocar questões e/ou sugestões até dia 7.

Paralelamente, toda a documentação relacionada com a revisão do PDM pode ser consultada, mediante agendamento prévio, nos Paços do Concelho e no Gabinete do Munícipe, por marcação através da Linha Porto. (220 100 220), entre as 9 e as 17 horas, de segunda a sexta-feira. No entanto, tendo em conta o atual contexto, o Município aconselha que a consulta seja realizada, preferencialmente, através dos meios digitais.