Caminho Português da Costa distinguido no Finisterra Film Festival
Notícia

Filipa Brito
O filme do Caminho Português da Costa " Em cada passo um sentido" conquistou o 1
.º prémio no Festival de Cinema de Finisterra 2019, na categoria Turismo Religioso.Da autoria de António Luís Campos, o filme integra a parceria entre os 10 municípios do Caminho Português da Costa - Caminhos de Santiago, que começa no Porto.
"Em cada passo um sentido", que partilhou o 1.º lugar ex aequo com o Caminho Português do Alto Minho, apresenta uma viagem pelo percurso geográfico do Caminho Português da Costa, que se revela muito apelativa pela beleza, autenticidade e fruição espiritual que o caminho encerra.
O Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela tem vindo a ser valorizado a partir da iniciativa dos municípios envolvidos, nomeadamente através de uma candidatura ao programa Norte 2020, no âmbito da qual se inscreve o filme agora premiado.
Este Caminho de Santiago é um itinerário costeiro que liga os territórios da orla marítima a partir do Porto, com uma distância de cerca de 250 km, podendo-se fazer a entrada na Galiza por Caminha - La Guardia, Vila Nova de Cerveira - Goian ou Valença - Tui.
De modo geral, os caminhos encontram-se sinalizados por setas de cor amarela, no chão, muros, pedras, postes, árvores, estradas, marcos de granito ou concreto, e outros. Como regra, passam sempre em frente à igreja mais importante ou mais antiga da cidade.