Sociedade

Camião com 12 toneladas de ajuda para o povo ucraniano arrancou hoje do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Já há resultados visíveis da campanha “Somos Todos Ucrânia”: o primeiro camião com bens recolhidos no âmbito desta iniciativa seguiu hoje viagem para a Polónia. A bordo seguem medicamentos, bens alimentares não perecíveis, roupa – e uma dose de esperança para o povo ucraniano, que desde 24 de fevereiro viu o seu quotidiano transformado pela invasão russa.

Na manhã desta terça-feira decorriam os derradeiros preparativos para que o camião pudesse seguir viagem. O quartel do Batalhão dos Sapadores Bombeiros (BSB) do Porto tem servido para o armazenamento dos bens recolhidos como resultado da solidariedade dos portuenses: no pavilhão os donativos eram acondicionados em caixas, depois pesadas e etiquetadas em português, inglês e ucraniano. Daí, em poucos passos as caixas eram transportadas para o camião, já praticamente preenchido.

“Este é o primeiro camião TIR com bens doados que já foi possível recolher no âmbito da campanha ‘Somos Todos Ucrânia’. É, de facto, um exemplo da grande solidariedade a que se está a assistir. Cerca de 12 toneladas de bens que vão hoje partir em direção à fronteira da Polónia com a Ucrânia, e que acreditamos que vão ser muito úteis e ajudar quem mais precisa”, sublinha a vereadora Catarina Araújo, que coordena pelo Município do Porto esta campanha que envolve também as autarquias de Vila Nova de Gaia e Matosinhos.

De acordo com a lista de bens elaborada pelo consulado da Ucrânia, foram recolhidos “desde medicamentos a bens alimentares não perecíveis, mas também roupa e um conjunto de outros bens que vão ser muito úteis”, explica Catarina Araújo, congratulando-se pela forte adesão à campanha “Somos Todos Ucrânia”: “A recolha de bens teve início na sexta-feira e já estamos com 12 toneladas de bens recolhidos, o que é prova da solidariedade e de como esta campanha chegou a todos e aos corações de muitos.”

“Um ato de bondade”

A responsabilidade de conduzir este camião cheio de ajuda até à fronteira da Polónia com a Ucrânia caberá a Roberto Duarte. O motorista confessa algum nervosismo, mas salienta que a nobreza do objetivo o fez ultrapassar as dúvidas. “O mais importante é levar esta ajuda a quem precisa. Se toda a gente dissesse que não ia, como é que aquelas pessoas iam sobreviver? É um ato de bondade”, frisa.

“Este emprego, já por si, é uma responsabilidade. Tratando-se de uma missão de solidariedade, ainda mais, sem dúvida”, acrescenta Roberto Duarte, admitindo tratar-se do transporte “mais importante” que alguma vez fez: “Nestas condições, sim. Ajudar os outros, numa guerra que está a acontecer neste momento, é a primeira vez e uma coisa importantíssima para a vida de qualquer pessoa.”

Sozinho, Roberto Duarte terá pela frente uns milhares de quilómetros até chegar ao destino. “Penso que sexta-feira ao fim do dia consigo estar lá. Vai ser um desafio, são uns quilómetros grandes até lá, mas penso que vai correr tudo bem. Uma pessoa não sabe o que vai encontrar por lá. Mas penso que vai correr tudo bem”, repete o motorista que levará aos ucranianos a solidariedade dos portuenses.

Operação logística

O BSB tem servido de plataforma logística, num trabalho metódico para agilizar o envio dos bens recolhidos. “Tivemos logo o cuidado de separar os bens de acordo com a listagem que nos foi enviada pelo consulado da Ucrânia no Porto. Por exemplo: dentro dos bens alimentares, separámos por enlatados, arroz e massa, bolachas, etc.”, explica o comandante dos BSB, Carlos Marques, notando que as embalagens vão etiquetadas em três línguas – português, inglês e ucraniano – “para que, à chegada ao local, os bens sejam facilmente identificados.”

“Contamos com o pessoal do BSB e da Proteção Civil municipal nesta operação logística, que foi complicada, uma vez que envolveu muitos bens. Desde ontem [segunda-feira] à tarde, desde a chegada do camião, por volta das 17 horas, tivemos toda a missão de carregar os bens que já estavam previamente seriados e embalados”, diz Carlos Marques, indicando que a chegada ao hub logístico na Polónia, junto à fronteira com a Ucrânia, está prevista para “sexta-feira ao final do dia”. “Depois a descarga será feita no sábado durante o dia”, conclui.

Os bens recolhidos pelas juntas e uniões de freguesia também passarão pelo BSB para posterior transporte rumo à Ucrânia. A campanha “Somos Todos Ucrânia” congrega os esforços dos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos na resposta humanitária às necessidades dos refugiados que a invasão da Ucrânia pela Rússia provocou. A iniciativa procura organizar as manifestações de apoio, em particular na oferta de bens, serviços, emprego e acolhimento, e está acessível em www.somostodosucrania.pt ou através do número 222 090 420.