Mobilidade

Câmara vota segunda-feira vencedor do concurso para a construção do parque de estacionamento do Aviz

  • Notícia

    Notícia

O relatório final e proposta de adjudicação relativa ao concurso para a construção, exploração e manutenção, em regime de concessão de serviço público, do futuro parque de estacionamento do Aviz é submetido para aprovação do Executivo Municipal na reunião de dia 12 de outubro, segunda-feira. A decisão do júri recaiu sobre a proposta da ESLI que, enquanto vencedora do concurso, fica ainda com a exploração e manutenção do Parque de Estacionamento da Praça D. João I, cujo prazo da atual concessão termina em dezembro de 2021.

O processo iniciou-se em novembro do ano passado, quando a abertura do concurso para o novo parque de estacionamento subterrâneo do Aviz foi aprovada em reunião de Câmara, tendo também a Assembleia Municipal votado favoravelmente a proposta em dezembro de 2019.

A construção deste novo equipamento enquadra-se na estratégia de mobilidade do Município, a qual passa por libertar progressivamente a via pública da função "estacionamento", propondo alternativas em estacionamento coberto (off street), no qual se incluem os parques de estacionamento e as futuras "Zonas XXI", garagens de recolha para residentes, como de resto o Município inscreve na proposta de revisão do PDM (Plano Diretor Municipal).

Na zona do Aviz, caracterizada por uma densa conjugação de habitação, comércio e serviços, o equipamento vai permitir aliviar a pressão sobre o estacionamento à superfície. A sua construção reveste-se de uma outra vantagem, já que prevê e valoriza a requalificação do espaço público das imediações, contribuindo ainda para melhorar a acessibilidade local, nomeadamente à Avenida da Boavista.

Por força da pandemia, o prazo inicial de apresentação de propostas, previsto para o final de abril, foi alargado em 90 dias, tendo terminado no final de julho. A concurso apresentaram-se três empresas (ESLI, ESSE e SABA), sendo que a decisão do júri recaiu sobre a proposta apresentada pela ESLI.

É precisamente este relatório final que estará a votação na próxima reunião de Executivo Municipal, numa proposta assinada pela vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel.

Recorde-se que o mesmo concurso inclui a exploração do parque de estacionamento da Praça de D. João I, de modo a que a equação económica fosse minimamente satisfatória para as empresas interessadas. Aberto em 1991, este parque de 380 lugares termina o prazo da atual concessão no final do próximo ano.

Situado na Baixa da cidade, trata-se de um equipamento perfeitamente consolidado, sendo a sua localização central um fator de sustentabilidade que, neste caso em concreto, permitirá alavancar a construção e operação de um parque mais periférico, com cerca de 200 lugares de estacionamento previstos, mas nem por isso menos necessário e relevante. O contrato de concessão para o futuro parque de estacionamento do Aviz vigorará por um período de 20 anos.