Economia

Câmara vota cerca de 300 mil euros em indemnizações aos comerciantes de Fernão de Magalhães

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

fib_comercio_av_fernao_magalhaes_01.JPG

Porto.

São mais de 277 mil euros contemplados para 22 estabelecimentos comerciais da Avenida de Fernão de Magalhães, que vão a votos na reunião de Executivo Municipal marcada para a próxima segunda-feira, dia 31 de maio. A maioria de Rui Moreira esclarece na proposta que este é o primeiro lote de indemnizações e que estão em curso a avaliação de mais processos.

Na proposta, a Câmara do Porto reconhece que “as obras de requalificação na Avenida Fernão de Magalhães condicionaram, de forma especialmente grave, a atividade dos comerciantes no eixo entre o Campo 24 de Agosto e a Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, colocando em causa, em alguns casos, a sobrevivência dos negócios”.

Suportada no novo regime da responsabilidade civil extracontratual do Estado e demais entidades públicas, que prevê a “indemnização pelo sacrifício”, a autarquia avançou com a criação de mecanismos de compensação para os comerciantes prejudicados pela obra.

O diploma enquadra que há lugar a indemnizações a particulares “a quem, por razões de interesse público, imponham encargos ou causem danos especiais e anormais, devendo, para o cálculo da indemnização, atender-se, designadamente, ao grau de afetação do conteúdo substancial do direito ou interesse violado ou sacrificado”.

Com este espaldo jurídico, o município confirma que “o sacrifício, danos e encargos dos comerciantes é ocasionado na sequência de um ato lícito (intervenção profunda de requalificação urbana na Avenida Fernão Magalhães), voluntário (por ter sido determinado por decisão camarária), e na prossecução e satisfação do interesse público (requalificação de uma zona comercial e de acesso à cidade”.

Estando ainda em curso mais processos, “referentes à fase C”, pode ler-se no documento, os mesmos serão submetidos a deliberação do executivo camarário, após a sua conclusão.

Na próxima segunda-feira é assim deliberado atribuir aos 22 comerciantes da Avenida Fernão Magalhães elegíveis à luz do modelo de mecanismo de compensação, o valor total de 277.599,29 euros.

Recorde-se que este mesmo modelo já foi seguido pela Câmara do Porto para os comerciantes das ruas de Alexandre Braga e Formosa, afetados pela obra de restauro e modernização do Mercado do Bolhão.

As obras de requalificação na Avenida de Fernão de Magalhães têm como principal finalidade a criação de um corredor BUS de alta qualidade, correspondendo a um investimento municipal aproximado de 5,3 milhões de euros. Os trabalhos dividem-se em várias fases e abarcam toda a extensão da avenida, entre o Campo de 24 de Agosto e a Praça de Francisco Sá Carneiro (Praça de Velásquez).