Sociedade

Câmara vota reforço das compensações para os comerciantes do Bolhão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

995D2D50-EB1C-480B-9B20-3203D2B8B77C.jpeg

Miguel Nogueira

Os vereadores da Câmara do Porto vão apreciar, na reunião pública do Executivo de segunda-feira, dia 13, o reforço das compensações a pagar aos comerciantes do Mercado do Bolhão. O encargo previsto para os cofres municipais cifra-se no valor de 163 mil euros.

A proposta assinada pelo vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, Ricardo Valente, estabelece o “reforço dos valores previamente cabimentados para o pagamento do Valor Mínimo Garantido de Sobrevivência aos comerciantes do interior” do Mercado do Bolhão, assim como o “reforço dos valores previamente cabimentados para o pagamento do Valor Mínimo Garantido de Sobrevivência e despesas fixas mensais aos inquilinos do exterior.”

O município deve “continuar a assumir o compromisso de pagamento das indemnizações decorrentes dos acordos celebrados”, acrescenta Ricardo Valente. A revisão dos valores a pagar aos comerciantes do Bolhão a título de compensação vai representar um encargo previsto no valor de 163 mil euros.

Este reforço prende-se com as “vicissitudes várias” que condicionaram a execução dos trabalhos da empreitada de restauro e modernização do Mercado do Bolhão, e que “determinaram a necessidade de reajustar a data prevista para a abertura do mercado”, assinala o vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização.

Os valores das compensações aos comerciantes do Bolhão já tinham sido reforçados em novembro de 2021. A abertura do Mercado do Bolhão está prevista para a primeira quinzena de setembro.

Também em novembro de 2021 decorria a entrega das chaves aos inquilinos dos estabelecimentos do exterior do Mercado do Bolhão.