Ambiente

Câmara vai recuperar os caminhos do Parque da Cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_parque_da_cidade_12.JPG

Filipa Brito

O Município do Porto vai iniciar uma empreitada que visa a reparação de caminhos do Parque da Cidade, considerado o maior parque urbano do país, onde as áreas verdes naturalizadas estendem-se até ao Oceano Atlântico, conferindo-lhe uma particularidade rara a nível mundial.

As obras tem um prazo previsto de 540 dias, com um investimento municipal superior a 314 mil euros.

A presença da pedra proveniente de demolições de edifícios e de outras estruturas assume uma característica preponderante deste parque, onde a construção de muros de suporte de terras, estadias, charcos drenantes para a retenção de águas das chuvas, descarregadores de superfície dos lagos, tanques, abrigos, bordaduras de caminhos e pavimentos, criando uma atmosfera rural e campestre.

Projetado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal, em 2000, foi selecionado, pela Ordem dos Engenheiros, com uma das "100 obras mais notáveis construídas do século XX em Portugal". Voltou a ser, este ano, integrado na lista de parques e espaços verdes do mundo, com o prestigiado galardão britânico "Green Flag Award", depois de ter sido escolhido, pela primeira vez, em 2019, pela organização não governamental Keep Britain Tidy, que atribui o prémio aos espaços verdes que cumprem os mais elevados padrões de gestão integral de parques e jardins. Prémio que, em 2023, se estendeu também aos jardins do Palácio de Cristal e Jardim do Passeio Alegre.