Turismo

Câmara vai lançar 22 vídeos temáticos para a promoção turística da cidade do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_porto_turismo.jpg

Miguel Nogueira

A Câmara do Porto vai lançar, até final de 2022, um conjunto de 22 vídeos promocionais temáticos, que visam valorizar e divulgar o potencial da cidade, bem como promovê-la a nível local, nacional e internacional.

Na era em que o digital está na ordem do dia, particularmente para pesquisar os locais para onde se pretende viajar, os vídeos promocionais são ferramentas insubstituíveis na criação de uma imagem positiva dos destinos, proporcionando, muitas vezes, ao potencial turista o primeiro contacto com o local a visitar.

Atento a esta realidade e consciente de que "uma imagem vale mais que mil palavras", mais ainda numa época em que o turismo tem forçadamente de se reinventar, pela partilha de experiências positivas que incentivem as pessoas a sair de casa e a passear em segurança, o Município do Porto aposta numa estratégia de promoção turística da cidade, seguindo os passos da bem-sucedida campanha da Associação de Turismo do Porto (ATP) e da entidade regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), "O Norte Lá em Cima", a primeira realizada em conjunto pelas duas entidades.

Alicerçada no audiovisual, a nova campanha visa tocar vários perfis de turista e, por isso, desdobra-se em mais de duas dezenas de pequenos filmes, que também atestam a riqueza cultural, social, arquitetónica, patrimonial e gastronómica da própria cidade. "Gastronomia e Vinhos" integra precisamente o leque de vídeos em estreia.

Está também já disponível a película promocional dedicada ao "Artesanato", que pode ser visualizada aqui.

Em resposta à procura turística com interesse pelo património e pelas tradições locais, entre outras motivações, serão lançados, no decurso do próximo ano, mais dez vídeos, que vão versar os seguintes temas: arquitetura, miradouros, locais que davam um filme, alojamento, circuitos turísticos, lojas Porto de Tradição, comércio de rua e negócios.

Já para 2022, estão reservados dez novos vídeos que ilustrarão o carácter multifacetado e vibrante do Porto. "Lado Escondido do Porto", "Eventos", "Arte Urbana", "Ar Livre", "Noite", "Desporto", "Acessibilidade", "Centros de Investigação", "Realizadores | Produtores locais" e as "Feiras e Mercados" serão os temas em destaque.

Recorde-se que o Porto foi eleito Melhor Destino Europeu em 2012, 2014 e 2017.

Devido à crise pandémica, também a economia da cidade do Porto foi fortemente abalada pelas quebras nas receitas do turismo e em todas as atividades conexas. Segundo informou esta semana, em reunião de Executivo Municipal, o vereador com o Pelouro da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, as receitas da taxa turística municipal quedaram-se pelos 193 mil euros em agosto de 2020, quando no período homólogo do ano passado o montante ascendeu aos 2,4 milhões de euros. "Foi uma quebra superior a 80%", assinalou o responsável.

Além desta nova investida na promoção turística da cidade, recorde-se que o Município do Porto tem também incentivado o diálogo com todos os agentes ligados ao setor, através do Conselho Municipal de Turismo, fórum privilegiado para o acerto de estratégias comuns.

Nesta senda também, depois de auscultar vários empresários e comerciantes ligados ao setor do turismo com espaços arrendados em imóveis e equipamentos municipais, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, viu a sua proposta para redução em 50% do valor das rendas de inquilinos comerciais ser aprovada por unanimidade, em reunião de Executivo Municipal no início desta semana.