Sociedade

Câmara vai comparticipar a toma da vacina da gripe nas farmácias para munícipes a partir dos 65 anos

  • Notícia

    Notícia


Rui Moreira anunciou esta tarde que o Município do Porto se prepara para estabelecer um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e os ACES da cidade, que visa incentivar a toma da vacina da gripe sazonal nas farmácias comunitárias do Porto. Para os cidadãos com 65 ou mais anos de idade a vacina é já gratuita, mas o custo de ministrá-la numa farmácia é neste momento de 2,5 euros, montante esse que a autarquia se dispõe a cobrir, com o intuito de descongestionar os centros de saúde e incentivar a vacinação de um maior número de pessoas. 

O presidente da Câmara do Porto, que visitou esta tarde a Farmácia Alves, no Carvalhido, acompanhado pelo vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, destacou a pertinência da medida.

"Aqui está um bom exemplo de descentralização, acompanhada do respetivo cheque. Estamos a alivar a pressão dos centros de saúde para as farmácias, que neste momento já é elevada, e simultaneamente criamos as condições para que mais pessoas se sintam confortáveis e seguras para que, num ambiente que até será de maior proximidade, lhes seja ministrada a vacina da gripe".

Para firmar o protocolo, que envolverá além do Município do Porto e da Associação Nacional de Farmácias, os dois agrupamentos de centros de saúde da cidade (ACeS Porto Oriental e ACeS Porto Ociental), será ainda preciso obter o parecer do Ministério da Saúde e da Direção-Geral da Saúde, que não deverá tardar.

"Vejo todos os benefícios e mais alguns em que tal venha a acontecer e que seja prontamente aceite a nossa proposta. O Município do Porto está a disponibilizar recursos para contribuir para o descongestionamento dos serviços de cuidados médicos primários, numa altura que é ainda mais crítica", assinalou o autarca.

Nesta visita, em que também participou o Presidente da Delegação do Norte da Associação Nacional das Farmácias, Francisco Faria, Rui Moreira revelou ainda que será realizado um segundo protocolo, em moldes semelhantes, para todos os funcionários do Município do Porto, que poderão tomar gratuitamente a vacina da gripe numa farmácia comunitária da cidade.