Sociedade

Câmara quer anular concurso

  • Notícia

    Notícia

IMG_9561.JPG

A Câmara do Porto aprovou hoje exigir ao Governo a revogação do concurso público para as subconcessões da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP). A proposta mereceu os votos contra dos vereadores do PSD.

Na reunião pública do executivo, a maioria apoiou parte da moção. A CDU pretendia ainda pedir ao Governo o cancelamento da entrega a privados da gestão do transporte público na STCP e da Metro do Porto, mas este ponto foi rejeitado.

"A Câmara levanta questões em relação a este concurso de concessão da STCP, lançado de forma atabalhoada e com algumas garantias que não foram acauteladas, nem sequer a manutenção dos níveis de eficiência da empresa, que são baixos", afirmou Rui Moreira.

O presidente da Câmara disse ainda que "todo o processo sofreu um conjunto de peripécias que não são razoáveis, nomeadamente alterações sucessivas ao caderno de encargos".

Amorim Pereira, vereador do PSD, explicou ser "a favor da entrega da gestão a privados dos transportes públicos do Porto", defendendo que a mesma seja processada de forma "integrada", ou seja, num processo conjunto que envolva a STCP e a Metro do Porto.

"Da forma como as coisas estão, com o carro a andar, julgo que não seria benéfico para a cidade pedir a revogação do concurso", defendeu.

O vereador da CDU disse estar a agir em nome "da defesa dos direitos da população".