Câmara promove ações de formação para aumentar voluntariado juvenil
Porto.
Notícia
A Câmara Municipal do Porto está a promover ações de formação em iniciação ao voluntariado. Com esta iniciativa, a autarquia pretende promover o voluntariado juvenil e aumentar a sua participação nesta área, bem como divulgar a Rede Local de Voluntariado e possibilitar a identificação das oportunidades existentes.
A primeira sessão decorreu, esta terça-feira, na Casa das Associações, e contou com a participação da vereadora da Juventude, Catarina Araújo. Noções e tipo de voluntariado, o seu regime jurídico, requisitos e motivações para o exercício do voluntariado e passos para integrar uma organização foram alguns dos assuntos abordados.
"O voluntariado desempenha um papel basilar no reforço da coesão social da cidade, contribuindo para o desenvolvimento de competências fundamentais nos voluntários, e também para um enriquecimento importante das entidades que promovem o voluntariado e, consequentemente, para a promoção da cidadania junto de todos que dele beneficiam", afirmou a vereadora da Juventude.
Bolsa de Voluntariado Jovem premiada
De acordo com Catarina Araújo, "o voluntariado é, sem dúvida, uma das formas mais genuínas de expressar a solidariedade e o compromisso com o bem-estar da nossa sociedade". Dirigindo-se aos jovens acrescentou: "Ao doar o vosso tempo, energia e aptidões em benefício de diversas causas, estão a contribuir para a construção de uma comunidade melhor, mais humanizada e mais justa".
No âmbito da Rede Local de Voluntariado da cidade, a Bolsa de Voluntariado Jovem mereceu ao Município do Porto, no final de 2021, a atribuição de "Projeto do Ano", galardão atribuído pela Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP).
A próxima ação de formação de iniciação ao voluntariado vai decorrer dia 28, em formato on line.