Cultura

Câmara pretende reabilitar o Palácio de São João Novo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_palacio_sao_joao_novo_01.JPG

Filipa Brito

A Câmara do Porto e o Ministério da Cultura tem desenvolvido conversações com vista à reabilitação e devolução à cidade do Palácio de São João Novo. Destacando que o imóvel, propriedade do Ministério da Cultura e antiga morada do Museu de História e Etnografia do Porto, é classificado como de interesse público, o município adiantou à agência Lusa que "uma renovada finalidade museológica, intimamente ligada à cidade e à memória do local, como é o caso do Museu do Porto, é uma visão partilhada pelas partes com entusiasmo".

"Este projeto, estruturante e de longo prazo, é subsequente à implementação do Museu do Porto no edifício da Alfândega, exigindo, porém, aprofundamento do diálogo, estudo e enquadramento de financiamento comunitário", acrescentou.

A autarquia confirmou, por outro lado, que houve uma "convergência de objetivos" e "um acordo de princípio para a radicação do núcleo central do Museu do Porto" com a entidade que gere o edifício da Alfândega do Porto. Isso mesmo confirmou, em recente entrevista ao Jornal de Notícias, o diretor do Museu da Cidade e das Bibliotecas Municipais, Jorge Sobrado.

"O edifício [da Alfândega] situa-se no coração do centro histórico classificado e constitui um património histórico e arquitetónico de excecional relevância no contexto da cidade, dispondo de boas condições para fins museológicos, culturais e turísticos", adiantou a autarquia à Lusa.

O projeto será desenvolvido durante este ano e a implementação do núcleo central do Museu do Porto, bem como a sua abertura, está prevista para 2024. O assunto já tinha sido debatido no último Conselho Municipal de Cultura, que decorreu no Teatro Rivoli. Então, o presidente da Câmara, Rui Moreira, afirmou: "Voltamos ao modelo tradicional. Pretendemos e assumimos, para o futuro, um discurso mais museológico".

O Museu da Cidade do Porto é composto por 17 espaços, designados por estações, de natureza diversa, como espaços arqueológicos, reservatórios, espaços industriais, com jardins, quintas e parques, bibliotecas e o arquivo histórico.