Sociedade

Câmara Municipal do Porto solidária com movimentos feministas de protesto no Irão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_camara_09.jpg

Miguel Nogueira

A pedido de algumas estudantes iranianas a residir no Porto, a Câmara Municipal do Porto manifesta solidariedade com os movimentos de protesto feministas contra a intolerância do re​​gime iraniano. Neste sábado, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o edifício dos Paços do Concelho vai iluminar-se com as cores da bandeira do Irão, entre as 18h00 e as 00h00.

Às 18h30, as representantes das estudantes iranianas a residir no Porto, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, prestam declarações à comunicação social em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Esta demonstração de apoio por parte do Município surge no seguimento de uma reunião entre Rui Moreira e algumas estudantes iranianas residentes na cidade, que decorreu no final do mês de novembro.

Sensível à preocupação das jovens iranianas face à escalada de violência para com os movimentos feministas pacíficos que grassam no Irão desde a morte da jovem Mahsa Aminim, no passado mês de setembro, Rui Moreira acedeu ao pedido da iluminação da Câmara Municipal do Porto com as cores da bandeira iraniana, como forma de demonstrar a solidariedade do povo portuense face às atrocidades levadas a cabo pelo regime opressor e intolerante daquele país do Médio Oriente, que já conduziu à morte e detenção de mais mulheres.

Em  articulação com a Associação dos Comerciantes do Porto, o Município entende que, para melhor expressão deste ato simbólico, as luzes da árvore de Natal na Praça do General Humberto Delgado, serão desligadas durante o período da projeção das cores da bandeira.