Política

Câmara lança jornal Porto. que recorda a imprensa antiga do Porto

  • Notícia

    Notícia

Foi
apresentada hoje, no átrio dos Paços do Concelho, a nova publicação em papel da
Câmara do Porto, depois de dois anos com uma aposta da comunicação direcionada
para os meios digitais.


O jornal, que
reflete a nova marca da cidade no seu nome "Porto.", apresenta-se como pluralista
e conta com a participação de todas as forças políticas com assento na
Assembleia Municipal, que foram convidadas a nomear cronistas para esta
primeira edição.


Impresso a
uma cor e com um design que faz lembrar os antigos jornais do Porto, a
publicação tem apenas uma imagem do presidente da autarquia, que assina um
editorial com o título "O Nosso Papel".


Das 24
páginas que compõem esta edição, as centrais são dedicadas a uma
grande reportagem, neste número, relativa ao Mercado do Bolhão e ao novo
projeto de reabilitação
apresentado pelo presidente da Câmara do Porto em abril
passado.


Além das
notícias, do editorial de Rui Moreira e das crónicas da oposição, existe também
um espaço para uma grande entrevista, desta feita, ao músico portuense Miguel
Guedes, dos Blind Zero, conduzida pelo jornalista da TSF, Artur Carvalho. Um formato
que se irá manter nas edições futuras, ou seja, uma grande entrevista feita por
um jornalista profissional, exterior à câmara, e que é convidado expressamente
para o efeito.


Sem periodicidade
regular, a intenção da autarquia é que saiam entre quatro a seis números por
ano, conforme explicou o presidente da Câmara durante a apresentação. Rui Moreira
sublinhou, ainda, que o grosso do trabalho é feito com meios internos da autarquia,
aproveitando "a prata da casa", sendo a redação da responsabilidade do Gabinete
de Comunicação.


Com uma tiragem
de 180 mil exemplares, até sexta-feira, o jornal deverá estar nas caixas de
correio dos munícipes e também nas moradas comerciais da cidade. A distribuição
vai, igualmente, estender-se à Feira do Livro do Porto, que decorre até domingo.


Esta
publicação integra a política de comunicação da autarquia, querendo chegar a um
público que não utiliza os meios digitais no seu quotidiano. Insere-se na estratégia de promoção
da marca lançada há quase um ano e também ficará disponível em pdf.


Ainda no contexto do primeiro aniversário da marca "Porto.", que se assinala a 29 de setembro
(data da apresentação pública), o site de notícias com o mesmo nome irá
disponibilizar, em breve, uma app noticiosa para iphones e andróides.