Economia

Câmara lança agenda 2018 de ações de formação para profissionais do comércio

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À semelhança do ano passado, a Câmara do Porto vai realizar um conjunto de ações de formação gratuitas, dirigidas a empresários e colaboradores de estabelecimentos comerciais da cidade. Os temas foram definidos após a realização de uma consulta ao setor, indo por isso ao encontro das necessidades e expectativas do público-alvo. 

Incentivar, capacitar e potenciar o comércio do Porto são os objetivos deste plano de formação, a entrar agora na quarta edição.

Estão já delineadas as ações a decorrer de fevereiro a junho, que contemplam as seguintes áreas: Gestão do Cliente; Contabilidade e Fiscalidade; Financiamento e Oportunidades do Portugal 2020; Vitrinismo / Decoração de Montras; Gestão de Reclamações; Comércio Seguro; Inglês Comercial (nível inicial); e-Commerce e Vendas Online; Empreendedorismo, Inovação e Competitividade nos Negócios; Gestão de Conflitos; Criatividade na Gestão do Negócio; Francês Comercial (nível inicial); Renovação do Espaço Comercial; Estratégias de Comunicação e Publicidade; Coaching Profissional; Psicologia Positiva no Atendimento; Gestão Financeira; e Marketing Estratégico.

Gestão do Cliente é o tema da primeira ação, agendada para o dia 19 de fevereiro. A formação começa às 19,30 horas e, a tal como as demais sessões do programa, terá lugar no Departamento Municipal de Economia, Turismo e Comércio, na Rua de Antero Quental, n.º 367.

Todas as formações são de participação gratuita, mas sujeita a inscrição. Atenta-se para o facto de cada ação ter um máximo de 20 participantes.

Inscrições: via mail (comercio@cm-porto.pt), telefone (222 097 106) ou presencialmente.

Da inscrição deve constar: nome da ação de formação; nome completo do participante, função, escolaridade e contacto telefónico e email; designação do estabelecimento comercial, setor da atividade, morada completa, contacto telefónico e email.

Abertura à formação

A preparação deste plano de formação foi precedida da realização de um inquérito online a empresários e colaboradores do comércio, associados a estabelecimentos da cidade.

O estudo permitiu concluir que há, da parte dos profissionais do setor, o interesse em participar em iniciativas que promovam o aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas competências e conhecimentos, importantes para o desenvolvimento do seu negócio. Dos inquiridos participantes, mais de 50 por cento afirmaram ter frequentado nos últimos dois anos, por iniciativa própria, workshops ou ações de formação.

Faça o "Chek-up do seu negócio"

Além deste plano de ações, recorda-se que está a decorrer o período de inscrições (até dia 5 de fevereiro) para o programa "Check-up do seu negócio", iniciativa que se traduz em serviços de consultoria especializada - áreas de Vitrinismo, Atendimento ao Público, Gestão Comercial dos Clientes e Gestão do Negócio.

Este "check-up" é também gratuito e envolve a participação de mentores no desenvolvimento de um projeto com três fases: diagnóstico, elaboração de planos de ação concretos e de um plano estratégico para o futuro.