Sociedade

Câmara lamenta falecimento do ex-diretor da Biblioteca Municipal, Luís Cabral

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Luis-Cabral.jpg

DR

Luís Manuel Borges de Cabral foi bibliotecário da Biblioteca Pública Municipal do Porto, desde 1974, e seu diretor entre 1986 e 2000. Foi docente nos Cursos de Especialização em Ciências Documentais das faculdades de Letras do Porto (FLUP) e Coimbra, bem como formador na área de Bibliotecas, Arquivos e Documentação. Faleceu esta sexta-feira, estando o funeral marcado para este sábado, na Igreja do Santíssimo Sacramento, no Porto, a partir das 10 horas.

Luís Cabral desenvolveu trabalhos de investigação e foi autor de diversas publicações nas áreas da História das Bibliotecas, História da Cidade do Porto, Património Literário, História da Música, entre outros temas. Licenciado em Filologia Românica pela Universidade do Porto foi diplomado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista da Universidade de Coimbra e "Master of Arts in Librarianship" (Leeds, Reino Unido).

Fez parte, durante vários anos, do Conselho Geral do Conservatório de Música do Porto, em representação do Município. Colaborou ainda com a Divisão Municipal de Museus e Património Cultural e foi colaborador regular de "O Tripeiro" e "As Artes entre as Letras".

Era membro da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD), desde 1974, com o n.º 152, tendo-lhe sido atribuído o estatuto de Associado Honorário, em assembleia-geral, em maio de 2023.

A BAD realçava, então, o percurso e desempenho profissional prestado por Luís Cabral, enquanto profissional da informação e da documentação e por se destacar como um precursor ao desenvolver pensamento e teorização sobre a construção e equipamento de bibliotecas, num período em que estes temas ainda não eram preocupação profissional.