Desporto

Câmara lamenta a morte do “Bibota” Fernando Gomes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fernando_gomes_fcp.jpg

DR

Fernando Gomes morreu neste sábado aos 66 anos. O Município do Porto lamenta a partida do ex-futebolista e, atual, dirigente do FC Porto. Conhecido também por "Bibota", vencedor de duas Botas de Ouro e melhor marcador da história do FC Porto, era uma das maiores figuras da história dos portistas e do futebol português.

“É com enorme tristeza e consternação que o Futebol Clube do Porto anuncia o desaparecimento de um dos nomes incontornáveis da sua história. Fernando Gomes, Bibota de Ouro e maior goleador de azul e branco, faleceu este sábado aos 66 anos vítima de doença prolongada”, lê-se no site do FC Porto.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou, este sábado, um minuto de silêncio em homenagem ao antigo jogador, cumprindo-se o gesto em todos os desafios que se disputem este fim de semana e na segunda-feira.

Nascido no Porto a 22 de novembro de 1956, Fernando Mendes Soares Gomes tinha 15 anos quando ingressou no FC Porto, no plantel de juvenis. Aos 17 estreou-se pela equipa principal e marcou os dois golos da vitória por 2-1 sobre a CUF. Vestiu a camisola do clube pela última vez, a 22 de janeiro de 1989, superando todo os registos de golos.

Fernando Gomes marcou 355 golos em 452 jogos oficiais pelo FC Porto. Foi seis vezes o melhor marcador da liga portuguesa (1977, 1978, 1979, 1983, 1984 e 1985) e em duas sagrou-se mesmo o maior goleador de todos os campeonatos europeus. Recebeu, por isso, a bota de ouro em 1983 e 1985. No plano coletivo, juntou cinco campeonatos nacionais, três taças e três supertaças, além de uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia.

Pela seleção de Portugal, participou em 47 jogos, marcou 11 golos e esteve entre os convocados para o Europeu de 1984 e o Mundial de 1986.

Sócio do clube desde os seis anos, serviu-o como dirigente nas últimas décadas, com responsabilidades em áreas como o scouting e o futebol de formação. Em 2021 recebeu o Dragão de Ouro de dirigente do ano (já em 1986, na primeira edição destes prémios, tinha sido galardoado como futebolista do ano).