Economia

Câmara já apoiou lojas históricas com mais de 1,2 milhões de euros desde 2019

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_casa_natal_03.JPG

Filipa Brito

O Fundo Municipal de Apoio ao Programa "Porto de Tradição" reconheceu, desde 2019, 103 estabelecimentos comerciais e quatro entidades, tendo o Município já investido, neste âmbito, mais de 1,2 milhões de euros. Para este ano, o fundo volta a estar dotado de um montante de 525 mil euros. A proposta, assinada pelo vereador das Finanças e Atividades Económicas, Ricardo Valente, vai estar em discussão na reunião privada de Executivo da próxima segunda-feira.

"Tendo em conta os interesses em presença e a mais-valia da iniciativa", indica a proposta, "o Município pretende renovar o Fundo Municipal de Apoio aos estabelecimentos e entidades reconhecidos ao abrigo do programa Porto de Tradição" para este ano. "Os estabelecimentos comerciais e entidades reconhecidos continuam a desempenhar uma função relevante, pois são espaços privilegiados de dinamização do tecido comercial, social, cultural e desportivo, contribuindo para a coesão da cidade nas suas diversas dimensões", acrescenta o documento.

O montante de 525 mil euros replica o investimento da Câmara do Porto aquando da implementação deste fundo de apoio aos estabelecimentos reconhecidos pelo Porto de Tradição, em 2019 (na altura, com 457 mil euros), tendo sido renovado em 2020 (384 mil euros) e 2022 (377 mil euros). Em 2021, fruto da pandemia, o Município decidiu não lançar o programa.

Esta nova edição, a quarta, garante não só a continuidade do programa como a intenção, por parte da Câmara Municipal do Porto, "de preservação das características originais dos estabelecimentos e promover a recuperação do espaço físico e a sustentabilidade do estabelecimento comercial ou entidade reconhecida, assim, contribuindo para a preservação da memória coletiva da cidade".

Este fundo de apoio, indica Ricardo Valente, permitirá garantir a salvaguarda do património e a sustentabilidade das atividades comerciais. "Não raras vezes, a disponibilidade financeira dos proprietários destes estabelecimentos e entidades não permite a recuperação, o restauro e/ou a manutenção do património que se pretende salvaguardado. Pela mesma razão, o investimento na modernização, divulgação e promoção dos estabelecimentos ficam, muitas vezes, para segundo plano, o que dificulta a sustentabilidade do negócio", pode ler-se na proposta.

O programa Porto de Tradição reconhece os estabelecimentos de comércio tradicional local e as entidades de interesse histórico, cultural ou social local como marcas identitárias da cidade. Até à data estão reconhecidos 103 estabelecimentos comerciais e quatro entidades, como estabelecimento de interesse histórico e cultural ou social local.