Economia

Câmara já apoiou lojas históricas com 1 milhão de euros

  • Milene Câmara

  • Notícia

    Notícia

#fib_casa_natal.jpg

Filipa Brito

Em apenas dois anos, a Câmara do Porto já investiu, através do Fundo Municipal de Apoio aos Estabelecimentos e Entidades Reconhecidos ao Abrigo do Programa Porto de Tradição, cerca de 1 milhão de euros nas lojas históricas da cidade.

Este fundo traduz uma das medidas previstas no programa Porto de Tradição, e atribui uma verba aos estabelecimentos e entidades reconhecidas, para apoio à recuperação, restauro e manutenção do património, bem como para o investimento em meios e ferramentas de modernização, divulgação e promoção que garantam a sustentabilidade dos negócios.

“Foi uma medida inovadora, basicamente procurando assegurar um dos desideratos que está por detrás do Porto de Tradição, que é garantir a sustentabilidade e manutenção deste tipo de negócios competitivos na cidade”, disse o vereador da Economia, Turismo e Comércio da Câmara do Porto, Ricardo Valente.

O responsável explicou, também, que este fundo, criado ainda antes da pandemia, foi crucial na ajuda que deu aos estabelecimentos comerciais para fazer face às condicionantes causadas pela Covid-19.

“Sentimos que estamos a criar as condições para que estes negócios se mantenham na cidade e eu costumo dizer que a identidade de uma cidade é, em grande medida, o seu comércio”, sublinhou Ricardo Valente.

Ao abrigo deste fundo municipal, até à data, já foram apoiadas 42 lojas históricas e uma entidade.