Sociedade

Câmara investe 1,5 milhões euros na iluminação pública de 60 arruamentos

  • Notícia

    Notícia


A Câmara do Porto tem em curso um conjunto de intervenções que visam melhorar a iluminação pública de 60 arruamentos, localizados fora das grandes artérias urbanas. O investimento aproximado é de 1,5 milhões de euros e abrange, nesta fase, quatro zonas distintas da cidade.

A operação de melhoramento passa pelo reforço do número de postes, pela substituição por luminárias LED (aplicada nos tradicionais lampiões e globos), e pela uniformização de modelos de acordo com o tipo de rua. 

Com estas melhorias vence-se a distância entre postes de iluminação; trocam-se lâmpadas de fraco desempenho por outras mais eficientes e amigas do ambiente; e atenua-se a sombra causada pelas frondosas copas das árvores, que existem em grande número nestes arruamentos (distribuídos pela zona ocidental, Paranhos e Bonfim).  

Cessa, de modo definitivo, a má visibilidade noturna destas áreas, de resto o principal problema apontado pelos munícipes.

O plano de intervenções irá prosseguir posteriormente noutras zonas da cidade com as mesmas características, já identificadas pela Câmara do Porto.