Sociedade

Câmara entregou placa identificativa do Porto de Tradição a 15 novos estabelecimentos e entidades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Há na cidade 15 novas placas que identificam estabelecimentos ou entidades de interesse histórico e cultural ou social, reconhecidos no âmbito do programa municipal Porto de Tradição.

Decorreu nesta terça-feira, no edifício dos Paços do Concelho, a cerimónia de entrega de mais um lote de placas Porto de Tradição. Foram 15 no total, atribuídas a 13 estabelecimentos e duas entidades. Em junho de 2021 estavam reconhecidos por este programa municipal 93 estabelecimentos comerciais e quatro entidades.

“Este projeto tem para nós uma particular valia. A cidade não pode crescer sem o comércio tradicional. Nós queremos lojas, não queremos lojas-museu. Não queremos a Disneylândia, queremos uma cidade verdadeira, em que as lojas estão abertas”, vincou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

A pandemia trocou as voltas à vida dos comerciantes da cidade, mas o autarca garantiu que não deixará de apoiar o comércio. “Não têm sido tempos fáceis, mas este é um momento de agradecimento. Podem contar connosco. O Porto é uma cidade que gosta de receber, é uma cidade de comércio, de serviços. Nada pode substituir o comércio tradicional. Vocês conhecem os clientes pelo nome. Isso é uma cidade”, acrescentou.

“O comércio não pode viver só dos moradores”, concluiu Rui Moreira, traçando um paralelismo entre o passado e a atualidade: “O comércio do Porto vivia de gente que vinha de fora fazer compras à cidade. O mesmo se passa com os turistas hoje. Em vez de virem na carreira, vêm na Ryanair.”

Também presente na cerimónia, o vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, reiterou que o comércio é “uma bandeira” da cidade. “Representa a nossa identidade, bem hajam por isso. Isto representa um reconhecimento por aquilo que fazem pela cidade”, afirmou.