Sociedade

Câmara entrega 160 cobertores à Associação CASA para reforço do apoio aos sem-abrigo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Mais uma centena de cobertores foi entregue pelo Município do Porto, na manhã deste sábado, ao Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) para distribuição a quem dorme na rua. Equipas multidisciplinares mantêm acompanhamento diário de necessidades para ajudar a dar mais conforto às pessoas em situação de sem-abrigo.

Os cobertores representam um reforço dos 60 anteriormente entregues e que a instituição distribuiu na noite de quinta-feira. Para a coordenadora do CASA, Natália Coutinho, “numa primeira fase estes cobertores serão suficientes e uma grande ajuda”.

Além de mantas, as equipas – compostas também pela Proteção Civil Municipal, pelo Regimento dos Sapadores Bombeiros e pelo Departamento Municipal de Coesão – tem distribuído outros agasalhos, alimentação de conforto e bebidas quentes.

O Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo – Vaga de Frio 2023, que inclui a abertura de espaços como estações de metro e a disponibilização de camas no Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, será ativado no próximo domingo, mantendo-se a previsão de temperaturas abaixo dos três graus centígrados durante três dias seguidos, de acordo com os critérios definidos, por unanimidade, pelo Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) do Porto, rede constituída por mais de 60 associações e entidades da área social.

Natália Correia afirma que “tendo em conta os critérios, a Câmara teve uma ação de proximidade junto das pessoas, de perceber as suas reais necessidades”. “É um caminho preparatório para a eventual ativação do plano e isso é muito importante”, reconhece a coordenadora do CASA, parceiro do Município em várias respostas à população em situação de sem-abrigo, como os restaurantes solidários. “Sempre que temos necessidades, a Câmara tem feito o possível para facilitar o nosso trabalho”, partilha a responsável.

As rondas das equipas multidisciplinares asseguram, ainda, uma monitorização intensiva das pessoas em situação mais vulnerável, procedendo-se à sinalização e encaminhamento para o NPISA Porto daquelas que manifestem intenção de aderir a respostas de acolhimento social.