Desporto

Câmara e clubes da Foz e Pasteleira partilham futuros projetos de investimento

  • Cláudia Brandão

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto, acompanhado dos vereadores do Desporto e do Urbanismo, reuniu na tarde de sexta-feira, 25 de junho, com as direções de dois clubes da cidade. No Futebol Clube da Foz, Rui Moreira partilhou o projeto que o Município tem para a área hoje ocupada pelo campo de futebol dos “fozeiros”, enquanto na Associação Desportiva e Recreativa da Pasteleira, o Executivo ficou a conhecer o projeto do clube para a criação de campos de padel.

Na próxima segunda-feira, dia 28, o vereador com o pelouro do Urbanismo, Espaço Público e Património, Pedro Baganha, leva a reunião do Executivo uma proposta de aquisição, por 1,4 milhões de euros, do imóvel onde se encontram as instalações e campo do Futebol Clube da Foz.

O objetivo do Município, e que consta do Plano Diretor Municipal, é a construção de um campo de futebol de 11 com dimensões oficiais, mais todos os equipamentos de apoio necessários.

Foram estas “boas notícias” e “coisas concretas”, como começou por referir Rui Moreira, que o autarca e os vereadores Catarina Araújo e Pedro Baganha levaram à mesa de conversa com a direção do clube da Foz, encabeçada por Eduardo Avides Moreira, explicando que a intenção é firmar um contrato de cedência de utilização com a coletividade, em que a autarquia é proprietária do equipamento e o clube terá a cedência de utilização.

Mais do que um novo campo, a visão da Câmara do Porto para aquele lugar inclui o restauro da zona envolvente e a “criação de um parque urbano que tem como principais valências o desporto”, explicou Pedro Baganha. É que, além do campo, o Município pretende levar para ali recintos para a prática de padel ou de ténis, mesmo que isso ainda seja “apenas uma vontade”. A perspetiva é que o projeto possa estar concluído, “no prazo máximo de quatro anos”.

Para a concretização desta vontade será necessária a aquisição de terrenos na envolvência do Campo da Ervilha, onde joga o Futebol Clube da Foz. Atualmente com 350 atletas na formação, a direção reconheceu que “o nosso problema é o espaço”.

Garantindo que o plano apresentado “é apenas um rascunho, uma proposta”, a vereadora com o pelouro do Desporto deixou as portas abertas para que os dirigentes “partilhem connosco o que melhor serve o clube”.

Padel e Casa do Atleta na ADR Pasteleira

Da Foz para a Pasteleira, a comitiva ficou a conhecer o plano projetado pela Associação Desportiva e Recreativa da Pasteleira e que inclui a construção de 12 novos campos de padel, balneários, bancadas com 600 lugares para o campo de futebol e local de cargas e descargas. A esta ideia, junta-se, ainda, a criação da Casa do Atleta, com 10 alojamentos e espaços de convívio.

Sendo um projeto orçado em cerca de 1,7 milhões de euros, o presidente da Câmara do Porto firmou a disponibilidade do Município em apoiar a concretização do projeto. “Somos muito favoráveis a qualquer investimento que ocorra aqui que garanta a sustentabilidade e traga emprego” afirmou Rui Moreira, sublinhando que “vontade política existe” desde que “tudo bata certo com o que está previsto no PDM”.