Habitação

Câmara do Porto vai reabilitar 19 casas devolutas no Bairro Social da Arrábida e na Colónia Viterbo de Campos

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto vai reabilitar um conjunto de 19 casas devolutas no Bairro Social da Arrábida e na Colónia Viterbo de Campos. A Domus Social, empresa municipal responsável pelo projeto de requalificação, prevê que o investimento municipal fique perto dos três milhões de euros.

Situados na freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, a escassas dezenas de metros um do outro, os dois complexos habitacionais partilham, além da localização, uma origem comum: foram construídos para alojar a classe trabalhadora, no início do século XX. A Colónia Viterbo de Campos é, inclusive, o primeiro empreendimento de habitação pública criado para os operários no Porto, sendo objeto de inúmeros estudos da academia ao longo dos anos.

Trata-se, por isso, de edifícios com um elevado interesse arquitetónico e valor patrimonial, que o Município pretende proteger e preservar em todo o processo de requalificação.

O projeto de arquitetura para o Bairro Social da Arrábida, desenvolvido pelo gabinete João Fonseca & Gisela Pinto, irá permitir a reabilitação de dez casas, com quatro tipologias diferentes. Por sua vez, na Colónia Viterbo de Campos, o projeto, da autoria do gabinete Cirurgias Urbanas, abrange as restantes nove habitações, de dois pisos e tipologias semelhantes. Conferir a estas casas uma melhor organização de espaço e um maior conforto são objetivos comuns aos dois projetos.

Neste contexto, a reabilitação deste conjunto de edifícios devolutos tem, também, como missão introduzir referências para futuras intervenções nas restantes habitações, tornando possível recuperar uma identidade arquitetónica comum, digna e representativa do valor histórico e patrimonial do edificado.

Atualmente, também neste local, a empresa municipal GO Porto já deu início à empreitada de reabilitação do espaço público, no âmbito do programa Rua Direita.

Os concursos públicos para adjudicação das empreitadas de reabilitação das 19 habitações já foram lançados.