Mobilidade

Circulação na Costa Cabral alterada

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A rua Costa Cabral, a mais comprida da cidade, vai sofrer
várias alterações à circulação, que se iniciam na próxima terça-feira, 21 de
abril. O novo plano pretende diminuir a sinistralidade naquela artéria de três
quilómetros, combater o estacionamento abusivo e permitir o aumento da
velocidade de circulação dos autocarros.


O anúncio foi feito hoje pela vereadora da Mobilidade,
Cristina Pimentel, em conferência de imprensa, que revelou ainda que as obras
têm um prazo estimado de "duas semanas", dependente "da meteorologia", e avançam em quatro fases. Começam no troço Estrada da Circunvalação - rua de
Santa Justa, seguem para a área entre Santa Justa e rua de Contumil, avançam
depois até à rua de Silva Tapada e continua a partir daí até à Praça do
Marquês.


Serão adotadas linhas contínuas para dividir os sentidos de
trânsito e uma espécie de separador central em algumas áreas. Os trabalhos vão criar "90 lugares de
estacionamento legais" e fazer subir de três para 70 os espaços destinados às
cargas e descargas, e instalar pinos de borracha (tecnicamente apelidados de
"balizas de posição cilíndrica flexíveis") a separar as faixas de rodagens numa
extensão de cerca de 30 metros "antes e depois" das intersecções e cruzamentos
de Costa Cabral com outras artérias.


Com o separador central, criado por 149 pinos que vão ocupar
"entre 15% a 25% do arruamento", a expectativa é impedir o estacionamento
ilegal onde ele causa maiores problemas (junto às intersecções e cruzamento),
adiantou a vereadora, notando que a Câmara e a Polícia Municipal vão ter
"tolerância zero" relativamente às infrações.


Em toda a extensão da rua vai fazer-se o "reposicionamento"
de algumas paragens de autocarros e a colocação de "guardas metálicas de
proteção adequadas às crianças" onde existirem colégios ou equipamentos
desportivos.


A vereadora Cristina Pimentel esclareceu também que a rua
Costa Cabral é aquela onde a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP)
"regista um maior número de acidentes nas suas viaturas", para além de,
sobretudo devido ao estacionamento irregular, os autocarros verem "a velocidade
média consideravelmente afetada".


Segundo a responsável, entre 2011 e 2014 se registaram,
naquela artéria, 149 acidentes: 115 colisões, sete despistes e 27
atropelamentos, dos quais resultaram 45 feridos ligeiros, sendo que "17% dos
acidentes envolveram veículos pesados".


No âmbito do projeto "Via Livre", que envolve a STCP, Polícia
Municipal e a Câmara do Porto, a rua de Costa Cabral foi identificada como um
dos pontos da cidade onde frequentemente, devido ao estacionamento abusivo, o
normal funcionamento dos transportes públicos é gravemente prejudicado.