Mobilidade

Câmara do Porto vai alargar Andante gratuito para jovens até aos 18 anos

  • Notícia

    Notícia

#mno_transporte_escolar_01.jpg

O Executivo Municipal vota na próxima segunda-feira o alargamento da gratuitidade do título de transporte "Porto.13-15" até aos 18 anos. A medida é exclusiva aos jovens estudantes residentes na cidade e será, como até aqui, integralmente suportada pelo Município do Porto, num investimento aproximado de 1,2 milhão de euros.

Ao final do primeiro ano de implementação da medida e feito um balanço positivo da sua aplicação, a Câmara do Porto prepara-se para alargar o benefício dado até aqui aos jovens dos 13 aos 15 anos, garantindo que, a partir do próximo mês de setembro, os jovens estudantes residentes no concelho até aos 18 anos ficam com acesso gratuito aos transportes públicos que operam na cidade, incluídos na rede Andante.

Essa era, aliás, uma pretensão de Rui Moreira, que quando anunciou este passe título de transporte gratuito no ano passado, referiu que, ao final do primeiro ano, seria reavaliada a extensão da gratuitidade até à maioridade.

Esta medida evidencia o grau de compromisso com a sustentabilidade, pilar transversal da estratégia do Executivo Municipal para o presente mandato, tratando-se de um investimento que potencia a competitividade do território, além de estar alinhado com as políticas de descarbonização. Sendo uma aposta nas novas gerações, terá ainda certamente efeitos multiplicadores no futuro.